UVV 2018/2

A maioria dos animais pluricelulares se relaciona com o ambiente de forma dinâmica, recebendo e respondendo a diferentes estímulos. A percepção de luz, variações de temperatura, sons, substâncias químicas, etc. fica a cargo do tecido nervoso. Esse tecido apresenta dois componentes principais: os neurônios e vários tipos de células da glia. Os neurônios influenciam diversas atividades do organismo e liberam neurotransmissores e outras moléculas informacionais. Os neurônios possuem morfologia complexa, porém quase todos apresentam três componentes: os dendritos, o corpo celular e o axônio. Os anestésicos de ação local atuam sobre os axônios, posto que suas moléculas se ligam aos canais de sódio e bloqueiam o impulso nervoso.

A figura abaixo mostra neurônios pré e pós-sinápticos e chama a atenção para a propagação do impulso nervoso e o local da sinapse.

Considere o texto, a figura e seus conhecimentos para avaliar os itens abaixo:

I. O impulso nervoso é conduzido em um único sentido, sendo assim chamado de polulífugo, uma vez que ele parte do corpo celular em direção ao axônio e é quando se constata a lei do tudo ou nada.

II. A interação entre dois neurônios pode ser por meio de sinapses diferentes, sendo a química a mais representativa, com a liberação de neurotransmissores na fenda sináptica, que é detectado pelo segundo neurônio.

III. No processo de transmissão do impulso nervoso, o neurotransmissor é liberado dentro da célula, o que dispara o processo de transmissão do impulso nervoso.

IV. No corpo celular do neurônio, há um grande núcleo, mitocôndrias, complexo golgiense, retículo endoplasmático rugoso, além de uma complexa rede de fibrilas, conhecida como microfilamentos e microtúbulos.

V. Os corpos celulares são encontrados em todos os tecidos de um organismo, a começar pela substância cinzenta do encéfalo, já que são indispensáveis ao crescimento, ao metabolismo geral dos neurônios e à regeneração das suas ramificações.

É correto apenas o que se afirma em

a

II e IV. 

b

II e V.

c

III e IV. 

d

I, II e V.

e

II, III e V.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
A
Tempo médio
1 min
Resolução
Assine a aio para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 250.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos aio.
Tudo com nota TRI em tempo real
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Depoimentos
Por que os estudantes escolhem a aio
Tom
Formando em Medicina
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Sarah
Formanda em Medicina
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar