A maioria dos animais pluricelulares se relaciona com o ambiente de forma dinâmica, recebendo e respondendo a diferentes estímulos. A percepção de luz, variações de temperatura, sons, substâncias químicas, etc. fica a cargo do tecido nervoso. Esse tecido apresenta dois componentes principais: os neurônios e vários tipos de células da glia. Os neurônios influenciam diversas atividades do organismo e liberam neurotransmissores e outras moléculas informacionais. Os neurônios possuem morfologia complexa, porém quase todos apresentam três componentes: os dendritos, o corpo celular e o axônio. Os anestésicos de ação local atuam sobre os axônios, posto que suas moléculas se ligam aos canais de sódio e bloqueiam o impulso nervoso.
A figura abaixo mostra neurônios pré e pós-sinápticos e chama a atenção para a propagação do impulso nervoso e o local da sinapse.
Considere o texto, a figura e seus conhecimentos para avaliar os itens abaixo:
I. O impulso nervoso é conduzido em um único sentido, sendo assim chamado de polulífugo, uma vez que ele parte do corpo celular em direção ao axônio e é quando se constata a lei do tudo ou nada.
II. A interação entre dois neurônios pode ser por meio de sinapses diferentes, sendo a química a mais representativa, com a liberação de neurotransmissores na fenda sináptica, que é detectado pelo segundo neurônio.
III. No processo de transmissão do impulso nervoso, o neurotransmissor é liberado dentro da célula, o que dispara o processo de transmissão do impulso nervoso.
IV. No corpo celular do neurônio, há um grande núcleo, mitocôndrias, complexo golgiense, retículo endoplasmático rugoso, além de uma complexa rede de fibrilas, conhecida como microfilamentos e microtúbulos.
V. Os corpos celulares são encontrados em todos os tecidos de um organismo, a começar pela substância cinzenta do encéfalo, já que são indispensáveis ao crescimento, ao metabolismo geral dos neurônios e à regeneração das suas ramificações.
É correto apenas o que se afirma em
II e IV.
II e V.
III e IV.
I, II e V.
II, III e V.