A maioria das plantas e animais domésticos foi melhorada muito antes de a Genética ter se desenvolvido, por meio de seleção e cruzamento dos melhores exemplares de plantas e animais. No entanto, avanços da Genética e Biologia molecular permitiram alterar informações genéticas e criar os transgênicos, que geram controvérsias quanto aos impactos ao meio ambiente e aos seres vivos que os consumirem. A este respeito, em 2003, o Brasil lança mão da estratégia de rotulagem para diferenciar os produtos transgênicos dos não transgênicos (Decreto nº 4680/2003). O símbolo a seguir é obrigatório nos alimentos que tenham 1% de organismos transgênicos em sua composição.
Sobre o que são os organismos transgênicos, é correto afirmar que:
são organismos em que são introduzidas proteínas de outras espécies alterando suas características fenotípicas.
são organismos resultantes de cruzamento entre espécies diferentes, que expressam características próprias, de acordo com a seleção artificial.
são organismos em que foram introduzidos genes de outra espécie, expressando características dos dois organismos.
são organismos em que foram introduzidos RNAs ribossômicos, que ao realizarem a tradução, alteram as proteínas dos organismos que os receberam.
são plantas resistentes a herbívoros pela introdução de pesticidas na célula ovo ou zigoto, que durante o desenvolvimento, transmitem essa característica para todas as células do organismo.