A luta dos Estados Unidos contra a Inglaterra foi apenas uma “guerra de independência” ou foi uma revolução? [...] Alguns têm procurado ver, na guerra de independência americana, uma revolução [...], outros negam que essa guerra tenha trazido às antigas colônias inglesas profundas modificações econômicas e sociais. O meio termo é a opinião que deve prevalecer. (GODECHOT. 2017).
GODECHOT. Jacques. Disponível em: <http://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/independencia-doseua- reforma-ou-revolucao.htm>. Acesso em: 25 set. 2017.
A partir do conceito de “revolução”, como mudanças profundas na estrutura econômca e social de uma determinada sociedade, é correto afirmar que ele se aplica
à independência das colônias americanas, que romperam com as relações mercantis com as metrópoles europeias e limitaram o poder dos caudilhos e chefes políticos locais
à Revolução de Fevereiro, na Rússia, quando o partido Menchevique estabeleceu uma reforma agrária radical e o fim da distinção salarial, após a prisão e a execução do Czar Nicolau II.
ao domínio jacobino, no período do Terror, durante a Revolução Francesa, momento em que a propriedade privada foi abolida e a escravidão colonial foi extinta
à Revolução Cubana, processo que se iniciou com um caráter nacionalista e democrático, mas se radicalizou após a Invasão da Baía dos Porcos, patrocinada pelos Estados Unidos.
ao processo de descolonização africana, que levou as colônias a romperem relações com as metrópoles e estabelecerem o modo de produção socialista, como a África do Sul e Ruanda.