ENEM 2014 terceira aplicação

    A literatura de cordel é ainda considerada, por muitos, uma literatura menor. A alma do homem não é mensurável e — desde que o cordel possa exprimir a história, a ideologia e os sentimentos de qualquer homem — vai ser sempre o gênero literário preferido de quem procura apreender o espírito nordestino. Os costumes, a língua, os sonhos, os medos e as alegrias do povo estão no cordel. Na nossa época, apesar dos jornais e da TV — que poderiam ter feito diminuir o interesse neste tipo de literatura — e da falta de apoio econômico, o cordel continua vivo no interior e em cenáculos acadêmicos.
   A literatura de cordel, as xilogravuras e o repente não foram apenas um divertimento do povo. Cordéis e cantorias foram o professor que ensinava as primeiras letras e o médico que falava para inculcar comportamentos sanitários. O cordel e o repente fazem, muitas vezes, de um candidato o ganhador da banca de deputado. E assim, lendo e ouvindo, foi-se formando a memória coletiva desse povo alegre e trabalhador, que embora calmo, enfrenta o mar e o sertão com a mesma valentia.
BRICKMANN, L. B. E de repente foi o cordel. Disponível em: http://pt.scribd.com. Acesso em: 29 fev. 2012 (fragmento).
O gênero textual cordel, também conhecido como folheto, tem origem em relatos orais e constitui uma forma literária popular no Brasil. A leitura do texto sobre a literatura de cordel permite
a

descrever esse gênero textual exclusivamente como instrumento político.

b

valorizar o povo nordestino, que tem no cordel sua única forma de expressão.

c

ressaltar sua importância e preservar a memória cultural de nosso povo.

d

avaliar o baixo custo econômico dos folhetos expostos em barbantes.

e

informar aos leitores o baixo valor literário desse tipo de produção.

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Resposta
C
Tempo médio
1 min

Resolução

Análise Detalhada da Questão

A questão pede para identificar o que a leitura do texto sobre literatura de cordel permite ao leitor. Para isso, devemos analisar cuidadosamente as ideias apresentadas no texto e verificar qual das opções melhor reflete a mensagem central.

Passo 1: Leitura e Compreensão do Texto

  • O primeiro parágrafo contesta a visão do cordel como "literatura menor", afirmando que ele expressa a alma, a história, a ideologia e os sentimentos do homem, especialmente o espírito nordestino (costumes, língua, sonhos, medos, alegrias). Destaca sua resiliência apesar da mídia moderna e da falta de apoio econômico, persistindo no interior e em meios acadêmicos.
  • O segundo parágrafo amplia as funções do cordel para além do entretenimento. Ele menciona seu papel educativo ("ensinava as primeiras letras"), sanitário ("inculcar comportamentos sanitários") e político ("faz... um candidato o ganhador"). Crucialmente, afirma que o cordel e o repente contribuíram para formar a "memória coletiva" do povo.

Passo 2: Análise das Alternativas

  • Alternativa A (Incorreta): Afirma que o texto descreve o cordel exclusivamente como instrumento político. O texto menciona a influência política, mas também destaca funções culturais, educacionais, sanitárias e de formação de memória. A palavra "exclusivamente" torna a alternativa incorreta.
  • Alternativa B (Incorreta): Sugere que o cordel é a única forma de expressão do povo nordestino. Embora o texto valorize o povo nordestino e associe o cordel a ele, não afirma que seja a única forma de expressão. Isso é uma generalização excessiva não suportada pelo texto.
  • Alternativa C (Correta): Diz que a leitura permite ressaltar a importância do cordel e preservar a memória cultural. O texto defende explicitamente a importância do cordel contra a ideia de "literatura menor" e menciona diretamente seu papel na formação da "memória coletiva". Esta alternativa sintetiza bem a argumentação do texto.
  • Alternativa D (Incorreta): Foca no baixo custo econômico. O texto menciona a "falta de apoio econômico", mas não discute o custo dos folhetos como ponto central. O foco do texto é o valor cultural e social, não o econômico.
  • Alternativa E (Incorreta): Alega que o texto informa sobre o baixo valor literário do cordel. Isso contradiz diretamente o ponto principal do autor, que é justamente argumentar contra a visão do cordel como "literatura menor" e destacar seu valor.

Passo 3: Conclusão

A alternativa C é a que melhor representa a conclusão que pode ser tirada a partir da leitura do texto. O autor se esforça para demonstrar a relevância multifacetada do cordel e seu papel fundamental na construção e preservação da identidade e memória cultural, especialmente nordestina.

Dicas

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Qual é a opinião principal do autor sobre a literatura de cordel? Ele a considera importante ou não?
Quais diferentes papéis ou funções o texto atribui ao cordel (educar, informar, divertir, etc.)?
O texto menciona explicitamente a relação entre o cordel e a memória do povo?

Erros Comuns

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Focar apenas na função política mencionada no segundo parágrafo e escolher a alternativa A, ignorando as outras funções descritas.
Interpretar a forte ligação do cordel com o Nordeste como sendo a única forma de expressão da região (erro da alternativa B).
Confundir a menção à "falta de apoio econômico" com uma discussão sobre o custo dos folhetos (erro da alternativa D).
Não perceber a ironia ou a refutação na menção à "literatura menor" no início do texto e acreditar que o autor concorda com essa visão (erro da alternativa E).
Não compreender o conceito de "memória coletiva" e sua relação com a preservação cultural.
Revisão

Revisão de Conceitos: Literatura de Cordel

A Literatura de Cordel é um gênero literário popular, originalmente oral e depois impresso em folhetos rústicos, frequentemente expostos para venda pendurados em cordas ou barbantes (daí o nome "cordel").

Características Principais:

  • Origem: Tradição oral de contar histórias, com raízes na Península Ibérica, adaptada e popularizada no Brasil, especialmente no Nordeste.
  • Formato: Poemas narrativos rimados e metrificados (geralmente sextilhas, setilhas, décimas), impressos em folhetos baratos.
  • Ilustração: Frequentemente ilustrados com xilogravuras, outra forma de arte popular associada.
  • Temas: Variados, incluindo fatos do cotidiano, lendas, romances, aventuras, críticas sociais e políticas, religiosidade, humor.
  • Função Social: Além de entreter, o cordel historicamente serviu para informar, educar, preservar a cultura e a memória popular, e até mesmo influenciar opiniões.
  • Linguagem: Coloquial, acessível ao povo, mas com riqueza rítmica e de rimas.

É reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro pelo IPHAN desde 2018, destacando sua importância cultural.

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