A Lista de Verificação de Segurança Cirúrgica da Organização Mundial da Saúde, lançada no ano de 2009, reforça as práticas de segurança e promovem uma melhor comunicação entre todos os membros da equipe de trabalho. A utilização dessa lista demonstrou associação com redução das taxas de complicações e de mortalidade e com melhorias na observância dos padrões de boas práticas de cuidados ao paciente cirúrgico e à equipe. Consta, nessa Lista de Verificação de Segurança Cirúrgica, que, antes da
indução da anestesia, na presença de, pelo menos, o enfermeiro e o anestesista, o paciente deve confirmar a identidade, o local, o procedimento e o consentimento para a realização do procedimento anestésico cirúrgico.
incisão da pele, na presença de, pelo menos, o enfermeiro, o paciente deve confirmar o procedimento anestésico cirúrgico a ser realizado e o local da incisão.
indução da anestesia, na presença de, pelo menos, o enfermeiro, o paciente deve confirmar o nome do procedimento, a contagem de compressas a serem utilizadas e repetir o nome completo para a rotulagem dos produtos biológicos.
incisão da pele, na presença de, pelo menos, o enfermeiro e o anestesista, confirmar o nome do paciente, o local da incisão, o nome do procedimento cirúrgico a ser realizado e se ele apresenta alguma alergia conhecida.