A leptospirose é uma doença infectocontagiosa causada por bactérias espiroquetas do gênero Leptospira, sendo a mais conhecida a L. interrogans. A contaminação ocorre normalmente quando uma pessoa entra em contato com água, solo e, até mesmo, alimentos contaminados pela urina de roedores, principalmente.
Como ratos são encontrados frequentemente em esgotos e no lixo, torna-se comum o contágio por pessoas que vivem em locais submetidos a frequentes enchentes. Além disso, por ser transmitida por roedores, sua ocorrência é maior em áreas de baixa renda e saneamento básico inadequado. No Brasil, o maior número de casos está na região sul e sudeste.
Após o contato com a bactéria, a leptospirose pode demorar até um mês para manifesta-se, sendo esse, portanto, o período de incubação da doença. Os sintomas iniciam-se de maneira repentina e podem ocorrer de forma leve ou grave.
(LEPTOSPIROSE. 2016)
A partir das informações do texto e com os conhecimentos sobre essa doença, é correto afirmar:
O vetor da leptospirose é um procarionte com um metabolismo bem diversificado.
O gênero Leptospira faz parte do reino monera e apresenta uma única espécie.
A leptospirose é uma doença simples e por isso prescinde de cuidados específicos.
O desenvolvimento da leptospirose pode ser limitado a partir do uso precoce de antibióticos específicos.
A L. interrogans é encontrada, principalmente, nos excrementos dos roedores que podem entrar em contato com águas de enchentes.