A leishmaniose visceral (LV) é uma protozoonose crônica, sistêmica, caracterizada em humanos por febre de longa duração, perda de peso, astenia, adinamia e anemia, entre outras manifestações. Quando não tratada, pode evoluir para óbito em mais de 90% dos casos. As estratégias de controle dessa endemia estão centradas no diagnóstico e no tratamento precoce dos casos humanos, na redução da população de flebotomíneos, na eliminação dos reservatórios e nas atividades de educação em saúde.
BRASIL. Manual de vigilância, prevenção e controle de zoonoses: normas técnicas e operacionais. Ministério da Saúde, 2016.
Na análise desse tema, acerca das medidas de prevenção e controle da LV, assinale a alternativa correta.
O uso de repelentes e mosquiteiros quando exposto a ambientes onde os vetores, habitualmente, possam ser encontrados é uma das medidas de controle da endemia.
Para evitar riscos de transmissão, o manejo ambiental por meio de limpeza de quintais e terrenos pode alterar as condições do meio que propiciem o estabelecimento de criadouros para formas imaturas do vetor.
Como medida de controle recomenda-se a poda de árvores a fim de diminuir o sombreamento do solo e favorecer as condições ao desenvolvimento de larvas de flebotomíneos.
A eutanásia de cães é uma medida de prevenção recomendada a todos os animais com sorologia positiva ou parasitológico positivo.
A manutenção de animais domésticos distantes do intradomicílio durante o dia, de modo a reduzir a atração dos insetos para esse ambiente constitui medida de controle.