ENEM 2016 terceira aplicação

A Lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação surge de um conflito muito sério de interesses: de um lado a atividade ilimitada e expansiva de exploração de recursos naturais, de outro a necessidade de garantir a manutenção das bases naturais, para a existência do homem e para a própria continuidade da atividade econômica expansiva que se quer repensar.

RODRIGUES, J. E. R. Sistema Nacional de Unidades de Conservação.

Revista dos Tribunais, 2005.

A diversidade na classificação das unidades de conservação, definidas pela lei, revela a existência de um impasse, pois

a

restringe o uso da população local à função turística.

b

amplia as possibilidades do termo desenvolvimento sustentável.

c

reforça a lógica da preservação dos recursos naturais.

d

devolve a gerência desses espaços para o poder público.

e

garante a prioridade da criação de novas áreas no espaço rural.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
B
Tempo médio
2 min

Resolução

A questão aborda a Lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC - Lei nº 9.985/2000) e o conflito inerente à sua criação, que opõe a exploração de recursos naturais à necessidade de conservação ambiental.

1. Compreensão do Texto Base: O texto inicial apresenta o contexto da criação do SNUC, destacando um conflito central: a tensão entre a exploração econômica dos recursos naturais e a necessidade de preservar o meio ambiente para garantir a sobrevivência humana e a própria sustentabilidade das atividades econômicas. A lei surge como uma tentativa de mediar esse conflito.

2. Análise do Enunciado: O enunciado pergunta como a diversidade na classificação das unidades de conservação (UCs) revela a existência de um impasse (o conflito mencionado no texto).

3. Conhecimento sobre o SNUC: É fundamental saber (ou inferir a partir da ideia de "diversidade") que o SNUC não cria um único tipo de área protegida. Ele estabelece dois grandes grupos de UCs:

  • Unidades de Proteção Integral: O objetivo principal é a preservação da natureza, sendo admitido apenas o uso indireto dos seus recursos naturais (pesquisa, educação ambiental, turismo ecológico). Exemplos: Parques Nacionais, Reservas Biológicas.
  • Unidades de Uso Sustentável: O objetivo é compatibilizar a conservação da natureza com o uso sustentável de parcela dos seus recursos naturais. Permitem a presença de populações humanas e atividades econômicas regulamentadas. Exemplos: Áreas de Proteção Ambiental (APAs), Reservas Extrativistas (RESEX), Florestas Nacionais.

4. Relação entre Diversidade e Impasse: A existência desses dois grupos, com diversas categorias dentro deles (totalizando 12 tipos de UCs), reflete justamente a tentativa de lidar com o impasse "exploração vs. conservação". A diversidade de classificações permite:

  • Áreas com proteção mais rigorosa onde a prioridade é a preservação (Proteção Integral).
  • Áreas onde se busca conciliar a presença humana e o uso de recursos com a conservação (Uso Sustentável).

5. Análise das Alternativas:

  • A (Incorreta): A diversidade não restringe o uso apenas ao turismo. UCs de Uso Sustentável permitem extrativismo, moradia, agricultura de subsistência, etc., dependendo da categoria.
  • B (Correta): A existência de diferentes modelos de UCs (alguns permitindo uso direto e outros não) representa diferentes formas de buscar um equilíbrio entre desenvolvimento econômico/social e proteção ambiental. Isso se encaixa perfeitamente no conceito de desenvolvimento sustentável, que busca integrar essas dimensões. A diversidade de UCs, portanto, amplia as formas e estratégias para se alcançar (ou tentar alcançar) a sustentabilidade em diferentes contextos, mostrando que não há uma solução única para o impasse.
  • C (Incorreta): A diversidade não *apenas* reforça a preservação. As UCs de Uso Sustentável explicitamente buscam conciliar uso e conservação, não apenas a preservação intocada.
  • D (Incorreta): A gestão das UCs é majoritariamente pública (federal, estadual ou municipal), mas o SNUC também prevê categorias como a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), de gestão privada, e permite a participação de comunidades locais na gestão (conselhos gestores). Além disso, a questão central não é a quem pertence a gerência, mas como a *diversidade de tipos* de UCs aborda o impasse.
  • E (Incorreta): Embora muitas UCs estejam em áreas rurais, o SNUC prevê UCs em áreas urbanas também (ex: alguns Parques Naturais Municipais, APAs). A lei não garante prioridade à criação em espaço rural como forma de resolver o impasse central.

Conclusão: A diversidade de categorias de UCs, com regras distintas de uso e proteção, é a maneira que a lei encontrou para tentar gerenciar o conflito entre exploração e conservação. Essa abordagem multifacetada expande as maneiras de se pensar e implementar o desenvolvimento sustentável, buscando soluções contextuais para o impasse.

Dicas

expand_more
Identifique o conflito principal descrito no primeiro parágrafo.
Lembre-se que o SNUC cria diferentes tipos de áreas protegidas, com regras distintas. Quais são os dois grandes grupos?
Pense em como ter diferentes tipos de áreas (umas mais restritas, outras que permitem uso) ajuda a lidar com o conflito entre usar recursos e proteger a natureza.

Erros Comuns

expand_more
Achar que todas as Unidades de Conservação proíbem qualquer tipo de uso ou presença humana (confundir todas as UCs com as de Proteção Integral).
Não compreender a diferença fundamental entre os grupos de Proteção Integral e Uso Sustentável.
Interpretar o "impasse" de forma restrita, sem conectá-lo à busca por soluções como o desenvolvimento sustentável.
Focar em aspectos secundários da lei, como a gestão ou a localização, em vez da diversidade de categorias e seus objetivos.
Confundir "preservação" (manter intocado) com "conservação" (proteger através do manejo e uso sustentável, quando aplicável).
Revisão

Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC): Lei brasileira (Lei nº 9.985/2000) que estabelece critérios e normas para a criação, implantação e gestão das Unidades de Conservação (UCs), que são espaços territoriais com características naturais relevantes, legalmente instituídos pelo Poder Público, com objetivos de conservação e limites definidos, sob regime especial de administração.

Unidades de Conservação (UCs): Divididas em dois grupos principais:

  • Proteção Integral: Objetivo principal é a preservação da natureza, admitindo apenas uso indireto dos recursos (pesquisa, turismo ecológico, educação ambiental). Exemplos: Parque Nacional, Reserva Biológica, Estação Ecológica.
  • Uso Sustentável: Objetivo é compatibilizar a conservação da natureza com o uso sustentável de parte de seus recursos. Permitem presença humana e atividades econômicas reguladas. Exemplos: Área de Proteção Ambiental (APA), Reserva Extrativista (RESEX), Floresta Nacional (FLONA), Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS).

Desenvolvimento Sustentável: Modelo de desenvolvimento que busca satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades. Envolve a harmonização entre crescimento econômico, inclusão social e proteção ambiental.

Impasse Exploração vs. Conservação: Conflito fundamental entre a necessidade de usar recursos naturais para atividades econômicas e desenvolvimento humano, e a necessidade de proteger ecossistemas e biodiversidade para garantir a saúde ambiental e a própria continuidade da vida e da economia a longo prazo.

Transforme seus estudos com a AIO!
Estudantes como você estão acelerando suas aprovações usando nossa plataforma de IA + aprendizado ativo.
+25 pts
Aumento médio TRI
4x
Simulados mais rápidos
+50 mil
Estudantes
Mariana Scheffel
AIO foi fundamental para a evolução do meu número de acertos e notas, tanto no ENEM quanto em outros vestibulares, fornecendo os recursos e as ferramentas necessárias para estudar de forma eficaz e melhorar minhas notas.
Rejandson, vestibulando
Eu encontrei a melhor plataforma de estudos para o Enem do Brasil. A AIO é uma plataforma inovadora. Além de estudar com questões ela te dá a TRI assim que você termina.
Diana Bittencourt
Não conhecia a AIO em 2022, e em 2023 e o que eu posso dizer sem dúvidas é que foi uma das maiores surpresas no mundo dos estudos. Digo isso porque, por conta dos simulados reduzidos, fazer questões e simuladinhos todo dia virou um hábito gostoso e que me trouxe resultados no ENEM surpreendentes!
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar