A Lei 13.290 modifica o Art.40 do Código de Trânsito Brasileiro e diz: ―O condutor manterá acesos os faróis do veículo, utilizando luz baixa durante a noite e durante o dia, nos túneis providos de iluminação pública e nas rodovias;‖. (...) Aumenta mesmo a visibilidade? Sim. Mesmo de dia, a luz faz diferença; afirma-se que, ao acender os faróis, a visibilidade do veículo aumenta em 60%. (...) Em situações de Sol a pino, que criam ―miragens‖ na pista (efeito de pista molhada), é muito difícil distinguir se um veículo está vindo em sua direção ou indo na direção contrária. (...) E isso aumenta a segurança? Sim. No Brasil, a maior causa de morte no trânsito são as colisões frontais. Embora sejam apenas 4,1% das ocorrências, causam 33,7% dos óbitos. Essas colisões acontecem, principalmente, em tentativas malsucedidas de ultrapassagem. Já com a luz acesa, o veículo pode ser visto antes, prevenindo quem vem na direção oposta, evitando acidentes.
Fonte: http://www.penaestrada.com.br/lei-do-farol-aceso-duvidas/, acessado em 14 de julho de 2016. (Adaptado)
Acerca das informações do texto e dos conhecimentos básicos da óptica geométrica, é CORRETO afirmar que
a cor de um veículo não influencia na sua visibilidade por parte de outros motoristas.
o fenômeno da "miragem" citado no texto pode ser explicado por efeitos decorrentes da refração e reflexão da luz.
o tempo de reação de um motorista – intervalo de tempo entre visualizar um objeto e promover uma intervenção no veículo – diminui com o uso dos faróis nas estradas.
um total de 4,1% das ocorrências de colisões aconteceram porque os faróis dos veículos estavam apagados.
o fenômeno da ressonância luminosa explica, de forma mais completa, a ―miragem‖ observada por motoristas em uma estrada.