A irradiação é um processo de aplicação desta energia a um material, tal como os alimentos, com a finalidade de esterilizá-lo ou preservá-lo para destruição de microrganismos, parasitas, insetos e outras pragas. Sobre a utilização da radiação nos alimentos, assinalar a alternativa CORRETA:
A radiação ionizante é utilizada principalmente para descontaminação do ar ambiente e esterilização superficial da água e de equipamentos. Essa radiação é utilizada para eliminar por completo a contaminação microbiana, a fim de prolongar a vida útil do produto.
Para irradiação de produtos como pescado fresco, são utilizadas doses de 30 a 50kGy, com o objetivo de eliminar microrganismos de decomposição e patógenos.
Mariscos frescos e congelados, aves, carne crua ou congelada são irradiados com dose de 0,5 a 1,0kGy, com o objetivo de prolongar o tempo de conservação.
Batatas, cebolas, alho, raiz de gengibre e outros passam por processo de irradiação para inibir a germinação, com utilização de dose de 0,05 - 0,15kGy.