FATEC 2013/1

A invenção do microscópio possibilitou várias descobertas e, graças ao surgimento dos microscópios eletrônicos, houve uma revolução no estudo das células. Esses equipamentos permitiram separar os seres vivos em procarióticos e eucarióticos, porque se descobriu que os primeiros, entre outras características,
a
possuem parede celular e cloroplastos.
b
possuem material genético disperso pelo citoplasma.
c
possuem núcleo organizado envolto por membrana nuclear.
d
não possuem núcleo e não têm material genético.
e
não possuem clorofila e não se reproduzem.
Ver resposta
Ver resposta
Resposta
B
Tempo médio
45 s

Resolução

Para responder a esta pergunta corretamente, é necessário entender a diferença entre células procarióticas e eucarióticas. As células procarióticas são mais simples e não possuem um núcleo definido, enquanto as células eucarióticas possuem um núcleo definido e são mais complexas. A opção correta é a opção B, que afirma que as células procarióticas possuem material genético disperso pelo citoplasma, o que é uma característica distintiva dessas células.

Dicas

expand_more
Reveja as características das células procarióticas e eucarióticas.
Pense sobre onde o material genético é armazenado em cada tipo de célula.
Lembre-se de que as células procarióticas são mais simples do que as eucarióticas.

Erros Comuns

expand_more
Confundir as características das células procarióticas com as das eucarióticas.
Esquecer que as células procarióticas têm material genético, embora não esteja contido em um núcleo definido.
Revisão
As células procarióticas são as mais antigas na Terra e são caracterizadas por não terem um núcleo definido, o que significa que seu material genético está disperso no citoplasma. Por outro lado, as células eucarióticas, que incluem todas as células de animais e plantas, têm um núcleo definido onde o material genético é armazenado.
Depoimentos
Por que os estudantes escolhem a aio
Tom
Formando em Medicina
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Sarah
Formanda em Medicina
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar