A invenção da locomotiva por George Stephenson e a implantação do transporte ferroviário, na segunda metade do século XIX, provocaram modificações sociais intensas pelo mundo. Os trens possibilitaram maior circulação de pessoas e mercadorias e diminuíram o tempo de deslocamento entre grandes distâncias.
Dentre os benefícios causados pelas ferrovias, é correto afirmar que elas:
facilitaram a integração entre os estados nacionais latino-americanos, ampliaram a venda do café brasileiro para os países vizinhos e estimularam a constituição do Mercosul.
permitiram que as zonas urbanas se conectassem diretamente com os portos e com as regiões camponesas na Europa, provocando a eclosão da Primeira Revolução Industrial.
permitiram uma ligação mais rápida e ágil. Nos Estados Unidos, por exemplo, conectaram o território do extremo oeste com a costa leste, estendendo a fronteira agrícola.
facilitaram a integração comercial do Ocidente com o extremo Oriente, substituíram o transporte de mercadorias pelo Mar Mediterrâneo e iniciaram o processo de globalização.
permitiram a chegada dos europeus ao centro da África, reforçaram a crença no poder transformador da tecnologia e demonstraram a capacidade humana de se impor à natureza.