Unioeste 2018

A instituição familiar é uma das instituições sociais mais antigas da humanidade. Ela é composta por uma série de relações que os indivíduos assumem para si, cumpre padrões, comportamentos e compartilha os modos como devem ser feitas as coisas a partir de um padrão. Sobre a família, é INCORRETO afirmar

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Segundo Friedrich Engels, a família teve sua origem na tentativa de organização da vida social e controle da produção dos bens. Para ele, no passado, a primeira forma de organização social tinha por base um governo familiar comandado pelas mulheres.

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Para Durkheim, a família é uma parte da estrutura social e uma das mais importantes instituições sociais. A instituição social, enquanto mecanismo de proteção da sociedade feito por um conjunto de regras e de procedimentos socialmente uniformizados, reconhecidos, aceitos e sancionados pela sociedade, importante para manter a organização do grupo e satisfazer as necessidades dos indivíduos que dele participam, era, tal como outras instituições, conservadora e, por isso, contra as mudanças e pela manutenção da ordem.

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Segundo Comte, especialista no tema, para compreender a instituição familiar, a análise a ser feita deverá compreender um sistema de relações cujo conjunto constitui a vida da família, para começar, as pessoas e os bens; depois, entre as pessoas, ter-se-ia que levar em consideração, além dos esposos e os filhos, o grupo geral dos consanguíneos, os ancestrais em todos os graus; isto que resta em uma palavra da antiga gens, cuja autoridade era antigamente tão poderosa e que, ainda agora, intervém no círculo restrito da família propriamente dito.

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Para Max Weber, a família é essencialmente um conjunto de relações sexuais e econômicas reguladas pelo poder político. Direitos politicamente regulados são traduzidos em propriedade (bens). Os direitos sobre o acesso sexual, chamados de propriedade sexual, são organizados e resultam em crianças que são membros de uma instituição econômica comum: a comunidade doméstica. Resumindo, Weber via a família como um complexo de variações nas quais as propriedades sexual e econômica estavam conjugadas.

e

Para Marx, a família moderna contém em seu germe não apenas a escravidão, mas também a servidão, pois, desde o começo, está relacionada com os serviços da agricultura. Encerra em miniatura todos os antagonismos que se desenvolvem, mais adiante, na sociedade e em seu Estado.

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C
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