A Iniciativa OBOR (One Belt, One Road), também conhecida por Nova Rota da Seda, foi divulgada no segundo semestre de 2013 pelo presidente chinês Xi Jinping. O projeto da Nova Rota da Seda está estruturado em 6 corredores: Corredor Econômico China-Mongólia-Rússia, Nova Ponte de Terra da Eurásia, Corredor Econômico China-Ásia Central, Corredor Econômico China-Península Indochinesa e Corredor Econômico Marítimo. Esse processo de integração envolveria cerca de 65 países e 63% da população mundial de diferentes continentes. Considerando o exposto, analise as afirmativas a seguir:
1. Trata-se da segunda fase da Rota da Seda que interligava o Oriente à Europa por meio de transportes de mercadorias por vias terrestre e marítima para alavancar a inserção internacional da China.
2. A estratégia chinesa da Nova Rota da Seda se baseia em explorar as principais capacidades do país asiático. Dentre elas, destacam-se a capacidade produtiva, com expressiva indústria de base, ocupando o primeiro lugar na produção de aço no mundo, e a infraestrutura portuária, detendo a China 7 dos dez maiores portos do mundo.
3. A China tem um sistema internacional de pagamento (China Internacional Payment System – CIPS) alternativo ao tradicional domínio ocidental do SWIFT (Society for the Worldwide Interbank Financial Telecommunication). Assim, o governo chinês trabalha para a “desdolarização” global e a internacionalização da sua moeda, o yuan, buscando ampliar sua autonomia no mercado financeiro, centrado nos EUA/ União Europeia.
4. O Brasil é o único país não inserido nos continentes Ásia, África e Europa que está na Nova Rota da Seda. Isso decorre do fato de a China ser o principal parceiro econômico brasileiro. É o país para o qual o Brasil mais exporta e o segundo de quem mais importa.
5. O Egito é particularmente crucial na Nova Rota da Seda Marítima, na medida em que o Canal de Suez representa o principal ponto de trânsito entre o Oceano Índico e o Mar Mediterrâneo.
Estão CORRETAS
apenas 1, 3 e 5.
apenas 1, 2 e 4.
apenas 3 e 4.
apenas 2, 3 e 5.
1, 2, 3, 4 e 5.