A informação genética do DNA, formada por um alfabeto de 4 letras, é traduzida segundo a sequência de bases nitrogenadas dos seus nucleotídeos. No processo de transcrição, a sequência complementar dessas bases constitui o RNA mensageiro, responsável pelas informações a serem traduzidas na síntese de proteínas. O código genético estabelece a equivalência entre a sequência de trinca de bases no mRNA e a sequência de aminoácidos nas proteínas de todos os seres vivos. A combinação de três bases resulta em 64 tipos diferentes de códons, representados na figura a seguir.
O código genético
Segunda Base
Analise os seguintes itens sobre as hipóteses apresentadas sobre o código genético:
I. O código genético é degenerado já que o aminoácido Leucina é o único a ser traduzido por quatro tipos diferentes de combinações de bases nitrogenadas.
II. O código genético não tem pontuação, e a metionina é o aminoácido iniciador da síntese proteica, mesmo que haja outras metioninas na estrutura da proteína.
III. No final do processo de tradução, cada proteína formada apresenta uma sequência de nucleotídeos que corresponde à informação genética contida no DNA.
IV. Todo o código genético é universal, uma vez que codifica proteínas de todos os seres vivos, além de possuir os dois únicos códigos terminadores: UAA e UAG.
V. Existe uma perfeição em relação ao código genético pelo fato de o mesmo códon jamais codificar mais de um aminoácido.
É correto o que se afirma em
I e V.
II e V.
I, III e IV.
II, III, IV e V.
I, II, III, IV e V.