“A independência das 13 colônias foi influenciada por muitos autores do Iluminismo, movimento filosófico de crítica ao poder dos reis e à exploração das colônias por meio de monopólios [...]. É importante lembrar que não havia na América do Norte, de forma alguma, uma nação unificada contra a Inglaterra [...]. Surgia um novo país que, apesar das graves limitações aos olhos atuais (permanência da escravidão, falta de voto dos pobres e de mulheres), causava admiração por ser uma das mais avançadas democracias do planeta, naquela ocasião [...]”.
Fonte: KARNAL, Leandro. A ruptura e o novo país. In: KARNAL, Leandro [et al.]. História dos Estados Unidos: das origens ao século XXI. São Paulo: Contexto, 2007. p. 81-97.
Sobre o processo de independência dos Estados Unidos, suas origens, desenvolvimento e desdobramentos, analise as afirmativas abaixo:
O lema dos Estados Unidos: “E pluribus unum”, que significa “de muitos, um” mostra, entre outros aspectos, que o Estado nascente se afirma com um espírito unitário evidente, em que as partes constituintes, os estados, abriram mão da maioria de seus poderes para a formação de um governo central forte.
Em sua luta pela independência da Inglaterra, as 13 colônias contaram com apoio da Espanha, da França, de Portugal e das colônias espanholas e portuguesas das Américas, algo que foi significativo, senão fundamental, para a vitória dos colonos americanos sobre a Inglaterra.
Com a independência das 13 colônias, os negros ganharam a liberdade, e as mulheres, igualdade política e civil em relação aos homens, concretizando, assim, o discurso de igualdade contido na Declaração de Independência.
O processo de luta das treze colônias pela independência contou com a participação de amplos setores das sociedades locais, mas foram os proprietários de terras e os comerciantes os principais membros dessa liderança.
Podemos afirmar que ideias defendidas pelo filósofo inglês Thomas Hobbes, defensor do Absolutismo e do governo forte e centralizado, tiveram forte influência no processo de independência dos EUA.