UVV 2019/1

“A independência das 13 colônias foi influenciada por muitos autores do Iluminismo, movimento filosófico de crítica ao poder dos reis e à exploração das colônias por meio de monopólios [...]. É importante lembrar que não havia na América do Norte, de forma alguma, uma nação unificada contra a Inglaterra [...]. Surgia um novo país que, apesar das graves limitações aos olhos atuais (permanência da escravidão, falta de voto dos pobres e de mulheres), causava admiração por ser uma das mais avançadas democracias do planeta, naquela ocasião [...]”.

Fonte: KARNAL, Leandro. A ruptura e o novo país. In: KARNAL, Leandro [et al.]. História dos Estados Unidos: das origens ao século XXI. São Paulo: Contexto, 2007. p. 81-97.

 

Sobre o processo de independência dos Estados Unidos, suas origens, desenvolvimento e desdobramentos, analise as afirmativas abaixo:

a

O lema dos Estados Unidos: “E pluribus unum”, que significa “de muitos, um” mostra, entre outros aspectos, que o Estado nascente se afirma com um espírito unitário evidente, em que as partes constituintes, os estados, abriram mão da maioria de seus poderes para a formação de um governo central forte. 

b

Em sua luta pela independência da Inglaterra, as 13 colônias contaram com apoio da Espanha, da França, de Portugal e das colônias espanholas e portuguesas das Américas, algo que foi significativo, senão fundamental, para a vitória dos colonos americanos sobre a Inglaterra. 

c

Com a independência das 13 colônias, os negros ganharam a liberdade, e as mulheres, igualdade política e civil em relação aos homens, concretizando, assim, o discurso de igualdade contido na Declaração de Independência. 

d

O processo de luta das treze colônias pela independência contou com a participação de amplos setores das sociedades locais, mas foram os proprietários de terras e os comerciantes os principais membros dessa liderança. 

e

Podemos afirmar que ideias defendidas pelo filósofo inglês Thomas Hobbes, defensor do Absolutismo e do governo forte e centralizado, tiveram forte influência no processo de independência dos EUA.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
D
Tempo médio
2 min
Resolução
Assine a AIO para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 300.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos AIO.
E mais: nota TRI a todo o momento.
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Transforme seus estudos com a AIO!
Estudantes como você estão acelerando suas aprovações usando nossa plataforma de AI + aprendizado ativo.
+25 pts
Aumento médio TRI
4x
Simulados mais rápidos
+50 mil
Estudantes
Mariana Scheffel
AIO foi fundamental para a evolução do meu número de acertos e notas, tanto no ENEM quanto em outros vestibulares, fornecendo os recursos e as ferramentas necessárias para estudar de forma eficaz e melhorar minhas notas.
Diana Bittencourt
Não conhecia a AIO em 2022, e em 2023 e o que eu posso dizer sem dúvidas é que foi uma das maiores surpresas no mundo dos estudos. Digo isso porque, por conta dos simulados reduzidos, fazer questões e simuladinhos todo dia virou um hábito gostoso e que me trouxe resultados no ENEM surpreendentes!
Jonas de Souza
As correções de redações e as aulas são bem organizadas e é claro os professores são os melhores com a melhor metodologia de ensino, sem dúvidas contribuiu muito para o aumento de 120 pontos na minha média final!
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar