A imprensa desempenhou papel importante nas campanhas abolicionistas no Brasil do século XIX. Em todo o país, a situação escrava era o principal assunto dos jornais e revistas, que se tornaram um meio de divulgação ou de contestação do movimento abolicionista.
Assinale a alternativa INCORRETA sobre o abolicionismo.
Movimento político e social, com um conjunto de ideias e ações que defendia e lutava pelo fim da escravidão.
Contou com a participação de vários setores da sociedade como políticos, médicos, advogados, jornalistas, artistas e estudantes.
Os Caifazes foram grupos populares abolicionistas da cidade de São Paulo, que incentivavam e organizavam fugas de cativos, utilizando as ferrovias.
Queria a extinção gradual da mão-de-obra escrava, uma vez que aspirava à abolição total da escravidão.