A imagem acima diz respeito à campanha em defesa da nacionalização das riquezas do solo brasileiro e a implantação de uma empresa brasileira para explorar o petróleo no Brasil. Em relação à campanha “O petróleo é nosso”, podemos afirmar que:
A campanha foi feita no governo do presidente Médici e foi um dos feitos dos governos militares no Brasil. Os governos militares implantaram a Petrobras e o Brasil conseguiu a autonomia na produção de petróleo no governo Figueiredo, o último presidente militar do Brasil.
A campanha foi feita no governo do presidente Getúlio Vargas que assinou a lei que criou a Petrobras como empresa responsável pela extração do petróleo. A campanha tinha um cunho nacionalista e mobilizou o povo brasileiro para garantir que o petróleo fosse extraído por empresas nacionais.
A campanha foi feita no governo João Goulart como parte das reformas de base que o governo pretendia organizar. A Petrobras foi criada em1964 e a legislação brasileira foi expressa a abertura para exploração do subsolo para empresas estrangeiras.
A campanha foi feita pela UDN que defendia um desenvolvimento nacional e era oposição ao governo Vargas que queria uma legislação brasileira liberal com permissão para empresas estrangeiras explorarem o petróleo brasileiro.
A campanha foi feita no governo de Castelo Branco e pedia a criação da Petrobras e a exploração do nosso petróleo pelas empresas nacionais.