A imagem abaixo representa a propaganda de uma cinebiografia sobre a história de Marie Curie, lançada nos cinemas em 2020.
Utilizando seus conhecimentos sobre fenômenos radioativos e história do desenvolvimento da química, julgue os itens a seguir.
I. A descoberta dos Raios-X por Wilhelm Conrad Röntgen, que trabalhava com placas de um material fluorescente (platinocianeto de bário) que se tornava luminescente quando um tubo de raios catódicos (tubo de Crookes) era ligado em sua proximidade – embora o tubo estivesse envolto em papel opaco e despertou o interesse da comunidade internacional sobre fluorescência.
II. Antoine Henry Becquerel, ao tentar compreender os fenômenos observados por Wilhelm Conrad Röntgen, utiliza o sulfato de potássio e uranila K2(UO2)(SO4)2 e outros compostos de urânio, conseguindo sensibilizar, com maior intensidade, chapas fotográficas expostas a esse material por um período maior. Todavia os trabalhos de Becquerel não estabeleceram nem a natureza das radiações emitidas pelo urânio nem a natureza subatômica do processo.
III. Em 1898, Marie Sklodowska Curie, na França e, por Gerhard Carl Schmidt, na Alemanha e, ao estudarem outros elementos metálicos, descobriram que o tório (90Th) emita radiações, como o urânio. Ao realizar estudos mais aprofundados, ela defende claramente que a radioatividade é uma propriedade atômica.
IV. Em 1899, Ernest Rutherford demonstrou que havia pelo menos dois tipos distintos de radiação: uma menos penetrante, chamada de radiação alfa (2α4) que apresentava carga negativa e era considerada átomos de hélio ionizados outra mais penetrante, chamada de radiação beta (-1β0) que apresentava carga positiva, pois eram elétrons com altas velocidades de emissão.
V. Rutherford e Soddy explicaram que um elemento químico, somente é transformado em outro pela emissão de partículas carregadas (partículas α ou partículas β). Além disso, Rutherford e Soddy enfatizavam que as mudanças "químicas" tinham sua sede ao nível molecular e não dentro do átomo. Eles também estavam cientes de que estes processos podiam incluir uma luz de comprimento de onda muito curto (radiação γ), que sofria desvios quando submetida a ação de campos elétricos ou magnéticos.
São CORRETAS
apenas os itens I, II e III.
apenas os itens IV e V.
apenas os itens I, II e IV.
apenas os itens III e V.
os itens I, II, III, IV e V.