FUVEST 2020

A imagem a seguir refere‐se às principais rotas de comércio da África do Norte e Ocidental, no século XV.

Em relação às rotas comerciais representadas no mapa, é correto afirmar que elas

a

indicam que a melhoria das condições ambientais do Saara permitiu a construção de estradas pelo deserto. 

b

foram construídas pelo poder islâmico do Cairo, que promoveu a unificação de toda a África do Norte. 

c

mostram a decadência econômica do comércio do Saara oriental, em razão da crise do Império Egípcio. 

d

atingem a região ao sudoeste do Saara, local de origem do ouro que chegava aos portos do Mediterrâneo. 

e

representam o poder do Império de Songai, cuja capital era Timbuctu, que unificou todo o território entre o Atlântico e o mar Vermelho.

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Resposta
D

Resolução

A questão pede para analisar um mapa das rotas comerciais da África do Norte e Ocidental no século XV e identificar a afirmação correta sobre elas.

1. Análise do Mapa:

  • O mapa mostra uma extensa rede de rotas interligando cidades importantes como Trípoli, Túnis, Fez e Cairo (no Norte, próximo ao Mediterrâneo) a cidades como Timbuctu, Gao, Jenne, Kano e Walata (na África Ocidental, ao sul do Saara).
  • Essas rotas cruzam o Deserto do Saara, indicando um comércio transaariano significativo.
  • As rotas se estendem profundamente na região da África Ocidental, conhecida historicamente pela presença de grandes impérios e pela riqueza em recursos, especialmente ouro.

2. Contexto Histórico (Século XV):

  • Este período corresponde ao auge de impérios na África Ocidental, como o Império do Mali (em declínio) e, principalmente, o Império Songai (em ascensão e consolidação), com centros importantes em Gao e Timbuctu.
  • A África Ocidental era a principal fornecedora de ouro para a bacia do Mediterrâneo e a Europa.
  • O comércio transaariano envolvia a troca de ouro, sal, escravos, tecidos, cavalos e outros bens. Era dominado por caravanas de camelos e comerciantes, muitos deles muçulmanos.

3. Avaliação das Alternativas:

  • A: Incorreta. Não houve melhoria ambiental no Saara no século XV que permitisse a construção de estradas no sentido moderno. O comércio dependia de rotas de caravanas adaptadas às condições desérticas.
  • B: Incorreta. O Cairo era um centro islâmico importante (sob domínio Mameluco no séc. XV), mas não unificou toda a África do Norte, nem foi o único construtor dessas rotas, que eram resultado de séculos de interações comerciais entre diversos povos e poderes.
  • C: Incorreta. O mapa mostra rotas ativas conectando-se ao Egito (Cairo). Embora impérios tenham flutuações, não há evidência direta no mapa ou consenso histórico de uma decadência geral do comércio na parte oriental do Saara neste período específico devido a uma crise egípcia. O Egito Mameluco ainda era um ator relevante.
  • D: Correcta. As rotas claramente penetram na África Ocidental (sudoeste do Saara no mapa), região historicamente conhecida como a fonte do ouro que era transportado através do Saara para os portos do Mediterrâneo, de onde seguia para a Europa e outras partes do mundo islâmico. Cidades como Timbuctu eram entrepostos cruciais nesse comércio.
  • E: Incorreta. O Império Songai foi muito poderoso e controlou parte significativa dessas rotas ocidentais, com capital em Gao e centro cultural em Timbuctu. No entanto, seu domínio não se estendeu por todo o território entre o Oceano Atlântico e o Mar Vermelho. O mapa mostra outras regiões (Egito, Núbia, Darfur, Kanem-Bornu) fora do alcance de Songai.

Conclusão: A alternativa D descreve corretamente uma das características mais importantes e conhecidas das rotas transaarianas do século XV: a conexão entre as fontes de ouro da África Ocidental e os mercados do Mediterrâneo.

Dicas

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Observe quais regiões as rotas conectam: o Norte da África (Mediterrâneo) e a África Ocidental (Sul do Saara).
Lembre-se qual era o produto mais valioso exportado da África Ocidental para o Norte da África e Europa nesse período.
Considere a localização e a extensão dos grandes impérios da África Ocidental no século XV, como o Império Songai.

Erros Comuns

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Não considerar o período histórico (século XV) e os impérios relevantes da época (Songai, Mamelucos).
Interpretar mal a extensão geográfica das rotas ou dos impérios mencionados (ex: achar que Songai dominava toda a área do mapa, ou que Cairo unificou o Norte da África).
Fazer suposições incorretas sobre as condições ambientais do Saara (Alternativa A).
Desconhecer a importância do ouro da África Ocidental como motor do comércio transaariano.
Confundir a existência de rotas com o controle político unificado sobre elas (Alternativa B).
Revisão

Para resolver esta questão, é importante revisar os seguintes conceitos:

  • Comércio Transaariano: Rede de rotas comerciais que cruzavam o Deserto do Saara, conectando a África Ocidental (Subsaariana) com a África do Norte (Mediterrânea) e, por extensão, com a Europa e o Oriente Médio. Este comércio floresceu por séculos, especialmente entre os séculos VIII e XVI.
  • Produtos Comercializados: Os principais produtos que iam do Sul para o Norte eram ouro, escravos, marfim e peles. Do Norte para o Sul iam sal (essencial na África Ocidental), tecidos, cavalos, armas, cobre e produtos manufaturados.
  • Impérios da África Ocidental: No século XV, a região era dominada pelo Império Songai, sucessor do Império do Mali. Esses impérios controlavam as fontes de ouro e as rotas do sul, taxando o comércio e acumulando grande riqueza. Cidades como Timbuctu, Gao e Jenne eram centros comerciais e culturais importantes.
  • Geografia da África: Compreensão básica da localização do Deserto do Saara, da África Ocidental, da África do Norte, do Mar Mediterrâneo e do Mar Vermelho.
  • Interpretação de Mapas Históricos: Habilidade de ler e extrair informações de mapas que representam fenômenos históricos, como rotas comerciais e a localização de cidades e regiões.
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