A imagem a seguir apresenta as seis macroáreas temáticas que organizam os Temas Contemporâneos Transversais presentes na Base Nacional Comum Curricular.
Fonte: BRASIL. Ministério da Educação. Temas Contemporâneos Transversais na BNCC: contexto histórico e pressupostos pedagógicos. Brasília: MEC, 2019.
Sobre os temas “Diversidade Cultural” e “Educação para valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras” que figuram na macroárea “Multiculturalismo” no ensino de Matemática, é correto afirmar que
não é possível abordá-los transversalmente, uma vez que a matemática é universal e todos devem aprender da mesma forma.
a abordagem desses temas é dificultada pela ausência de fundamentos teóricos e tendências metodológicas na área de Educação Matemática.
não há a obrigatoriedade de abordagem desses temas, em consonância com a Lei nº 10639/2003, que indica tal abordagem apenas no ensino de História e de Artes.
a abordagem desses temas pode ser potencializada a partir de ações inspiradas nas perspectivas da Etnomatemática e da Educação Matemática Crítica.
a abordagem de tais temas colabora para a superficialização dos conteúdos matemáticos e, consequentemente, facilita a aprendizagem dos estudantes.