A Idade Média foi um longo período social e político em que a Europa apresentava características bastante singulares. Considere as afirmações a seguir:
I - A organização social durante o período feudal era estamental, ou seja, as pessoas que lá viviam poderiam ser (na maior parte da Idade Média) divididas em três grandes grupos: nobreza (grandes proprietários de terras que se dedicavam à atividade militar e administrativa), clero (membros da igreja Católica que se dedicavam ao ofício religioso) e camponeses (trabalhadores presos à terra e sujeitos a obrigações, em sua maioria, formadores do grupo mais numeroso).
II - O feudo, ou senhorio, era a principal unidade produtiva da Idade Média e estava dividido em três grandes partes: reserva senhorial, manso servil e manso comum.
III- Durante a Idade Média, as relações entre as pessoas eram fundamentadas a partir do cumprimento de obrigações; as principais eram: corveia (obrigação que o servo deveria cumprir, entregando parte de sua produção a seu senhor feudal), talha (pagamento pelo uso de benfeitorias de seu senhor: celeiros, moinho, forno, etc.) e banalidades (o servo deveria se dedicar ao trabalho no manso senhorial durante determinado período do ano).
IV - A principal fonte de conhecimento da Idade Média era a Igreja Católica, instituição soberana do período e que regulava a cultura, a organização social e até a política e a economia do período.
De acordo com seus conhecimentos e análise dos itens, assinale a alternativa correta:
Estão corretos somente I e II.
Estão corretos somente I e IV.
Estão corretos somente I, II e III.
Estão corretos somente I, II, IV.
Estão corretos somente II, III e IV.