
A história da roda pode ser muito curta ou abranger milhares de anos — a depender da região ou parte do globo em que é referida.
A roda transmite para o eixo de rotação, de maneira amplificada, qualquer força aplicada tangencialmente em sua borda, modificando a transmissão tanto da velocidade quanto da distância que foram aplicadas. Similarmente, a roda transmite para a borda, de maneira reduzida, qualquer força aplicada no seu eixo de rotação, amplificando a transmissão tanto da velocidade quanto da distância que foram aplicadas.
O fator importante para se determinar a transmissão de força, velocidade e distância é a relação entre o diâmetro da borda da roda e o diâmetro do eixo.
A roda representa, também, o princípio básico de todos os dispositivos mecânicos.
Internet: <www.carroantigo.com> e <www.wikipedia.org> (com adaptações).
Considere que as rodas dentadas que formam a engrenagem ilustrada na figura acima estejam colocadas em eixos, que a roda A tenha 44 dentes tanto na parte externa quanto na parte interna, que as rodas B e C tenham 22 dentes cada uma e que o número de dentes de cada uma das rodas D, E e F seja igual a 11. A partir dessas informações, julgue o item.
Na engrenagem, as rodas B e C girarão no mesmo sentido.