A Hipertensão Sistólica Isolada (HSI) no idoso é reconhecida como um importante fator de risco cardiovascular e para a qualidade de vida da pessoa idosa.
Qual é o mecanismo fisiopatológico que explica o progressivo aumento da pressão sistólica e a permanência normal ou até baixa da pressão diastólica?
O mecanismo fisiopatológico para a HSI é a perda da distensibilidade e elasticidade dos vasos arteriais e, quanto à pressão diastólica, é devido ao aumento da resistência dos pequenos vasos.
O mecanismo fisiopatológico para a HSI é a perda da complacência dos grandes vasos e, quanto à pressão diastólica, é devido à diminuição da elasticidade dos vasos.
O mecanismo fisiopatológico para a HSI é a disfunção do hormônio adrenocorticotrófico, que contribui para a retenção de sódio e, quanto à pressão diastólica, é devido ao aumento da resistência dos pequenos vasos.
O mecanismo fisiopatológico para a HSI é a perda da distensibilidade e elasticidade dos vasos arteriais e, quanto à pressão diastólica, é devido à dificuldade no retorno venoso próprio da pessoa idosa.
O mecanismo fisiopatológico para a HSI é a perda da distensibilidade e elasticidade dos grandes vasos de capacitância arteriais e, quanto à pressão diastólica, é devido à redução da complacência dos vasos de grande capacitância.