UNESP 2020

A hinterlândia destacada no mapa corresponde

a

à área atendida pelo porto do Itaqui, cuja localização é estratégica, devido à proximidade com o Canal de Suez. 

b

ao eixo concedido às frentes pioneiras, cuja ocupação territorial ocorreu devido ao deslocamento de posseiros. 

c

a uma área definida como Zona Franca, cuja produção industrial utiliza matéria-prima regional, devido às isenções de impostos. 

d

à área estabelecida para a atividade extrativista, cuja exploração ocorre em local protegido, devido aos riscos de contaminação. 

e

ao eixo de expansão agrícola da bacia do São Francisco, cuja espacialização é limitada, devido aos gargalos logísticos.

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Resposta
A

Resolução

Para responder a esta questão, o aluno deve analisar o mapa e relacionar a área destacada como hinterlândia com as alternativas apresentadas. A hinterlândia é a área de influência de um porto, onde se coleta e distribui carga. No caso do porto do Itaqui, ele é estratégico devido à sua localização, que permite uma rota mais curta para o Canal de Suez, otimizando o comércio internacional.

Dicas

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Considere o conceito de hinterlândia e sua relação com a logística e estratégia de localização dos portos.

Procure entender a importância das rotas marítimas internacionais e como elas influenciam a economia global.

Leia todas as opções cuidadosamente e descarte aquelas que não se relacionam com a função de um porto.

Erros Comuns

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Escolher esta opção sem entender o conceito de hinterlândia.

Confundir hinterlândia com áreas de expansão agrícola ou ocupação por posseiros.

Assumir que toda área com produção industrial se refere a uma Zona Franca.

Relacionar a atividade extrativista com a função de um porto sem base na questão.

Considerar a bacia do São Francisco como hinterlândia do porto sem justificativa.

Revisão

A hinterlândia de um porto é a região que ele atende, tanto para o recebimento quanto para o envio de mercadorias. Os portos são estratégicos para o desenvolvimento econômico e podem influenciar a ocupação territorial ao seu redor. A localização dos portos pode ser um fator chave na otimização de rotas comerciais internacionais.

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