A guerra e a conquista transformaram profundamente a economia romana. No início do século III, Roma tornara-se uma potência mediterrânica de primeiro plano, após séculos de expansão pela Itália.
Fonte: CORASSIN, Maria Luiza. A Reforma Agrária na Roma Antiga. São Paulo: Brasiliense, 1988, p.12.
O trecho indicado trata das guerras e da ampliação territorial da antiga civilização romana. Sobre esse tema, considere as afirmações a seguir:
I. No período do Império Romano, a guerra era um dos recursos mais utilizados para se conquistar terras e escravos. Além disso, proporcionava a transferência de riquezas das áreas conquistadas para Roma e enriquecia os militares que se apropriavam do butim de guerra.
II. O Império Romano se estendeu por vastas regiões em função da guerra. No entanto, nenhuma região conquistada ofereceu mais riquezas, terras e escravos que o Império Chinês, tudo incorporado aos domínios romanos no século III.
III. As guerras e as conquistas das terras beneficiaram todas as classes e grupos sociais romanos indistintamente. Camponeses, metecos, hilotas, vassalos, plebeus e patrícios receberam muitas vantagens com o expansionismo imperial romano.
Está correto apenas o que se afirma em
I.
III.
I e II.
I e III.
II e III.