“A Geomorfologia é mais uma ciência de superfície. Tanto que os estudos das formações superficiais é o seu grande campo. Derruau diz: ‘Geologia estuda mais a estrutura do subsolo que as formações superficiais. A Geomorfologia se interessa pela superfície, logicamente dá importância particular às formas que nem sempre são, cartografadas nas cartas geológicas’”
GUERRA, Antônio; GUERRA, Antonio José. Novo dicionário Geológico-Geomorfológico. 5. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006. p. 308.
A citação destaca campos de conhecimento que estão relacionados ao objeto de estudo da Geografia.
Em relação aos temas de Geomorfologia, assinale a alternativa correta.
Dentro da classificação das formas de relevo, escarpas, cuestas e chapadas são encontradas apenas em áreas de relevo considerado de formação recente, com altitudes acima de dois mil metros.
As formas de relevo são resultantes da atuação dos agentes internos ou endógenos, que são impulsionados pela energia contida no interior do planeta Terra, e os agentes externos ou exógenos que modelam a superfície da crosta terrestre. Os principais agentes externos são naturais, mas há também a ação crescente dos seres humanos.
De acordo com a classificação das formas de relevo, um inselberg representa uma saliência no relevo encontrada em regiões de clima úmido, sendo que sua estrutura rochosa foi menos resistente à erosão que o material que está em seu entorno.
De acordo com a classificação das formas de relevo, chapada é uma pequena elevação de terreno, uma colina com topo arredondado.