ENEM 2017

A fotografia, datada de 1860, é um indício da cultura escravista no Brasil, ao expressara

a
ambiguidade do trabalho doméstico exercido pela ama de leite, desenvolvendo uma relação de proximidade e subordinação em relação aos senhores.
b
integração dos escravos aos valores das classes médias, cultivando a família como pilar da sociedade imperial.
c
melhoria das condições de vida dos escravos observada pela roupa luxuosa, associando o trabalho doméstico a privilégios para os cativos.
d
esfera da vida privada, centralizando a figura feminina para afirmar o trabalho da mulher na educação letrada dos infantes.
e
distinção étnica entre senhores e escravos, demarcando a convivência entre estratos sociais como meio para superar a mestiçagem.
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Resposta
A
Tempo médio
54 s

Resolução

A questão pede para identificar o que a fotografia de 1860, retratando Augusto Gomes Leal e a ama de leite Mônica, expressa sobre a cultura escravista no Brasil.

Passo 1: Análise da Imagem e Legenda

A imagem é uma fotografia em preto e branco datada de 1860. Ela mostra uma mulher negra sentada, vestida com roupas que parecem de boa qualidade para a época, e uma criança branca em pé ao seu lado, apoiando-se nela. A legenda identifica a mulher como Mônica, uma "ama de leite", e a criança como Augusto Gomes Leal. A data (1860) nos situa em pleno período da escravidão no Brasil Império.

Passo 2: Contextualização Histórica

Em 1860, a escravidão era a base da sociedade e economia brasileiras. As "amas de leite" eram mulheres escravizadas (ou, por vezes, libertas pobres) encarregadas de amamentar e cuidar dos filhos dos seus senhores. Essa função as colocava em uma posição de grande intimidade física e afetiva com as crianças da casa-grande, ao mesmo tempo em que permaneciam em condição de subordinação e propriedade.

Passo 3: Análise das Alternativas à Luz da Imagem e do Contexto

  • Alternativa A: Sugere uma ambiguidade no trabalho da ama de leite, marcada pela proximidade (cuidado, afeto, amamentação) e pela subordinação (condição de escrava, falta de liberdade, exploração). A foto ilustra a proximidade física (a criança apoiada na ama), mas o contexto histórico impõe a subordinação. Essa dualidade é central na experiência das amas de leite. Esta alternativa parece correta.

  • Alternativa B: Fala em integração aos valores das classes médias e família como pilar. A sociedade escravista não visava integrar os escravizados como iguais, e a estrutura familiar escrava era constantemente ameaçada pela própria escravidão. A imagem pode se assemelhar a um retrato de família, mas representa uma relação de poder e exploração, não de integração a valores burgueses.

  • Alternativa C: Menciona melhoria de condições e roupas luxuosas como privilégios. Embora amas de leite pudessem ter tratamento diferenciado em relação a escravos da lavoura (incluindo roupas melhores para "apresentação"), isso não significava uma "melhoria" substancial ou "privilégio" que anulasse a dureza da escravidão. As roupas serviam também para ostentar o status da família senhorial.

  • Alternativa D: Foca na esfera privada e educação letrada. Embora o trabalho ocorresse na esfera privada, a função principal da ama de leite não era a educação letrada, mas sim a amamentação e os cuidados básicos. A educação formal era geralmente responsabilidade de outros.

  • Alternativa E: Aponta a distinção étnica, mas erra ao dizer que a convivência visava "superar a mestiçagem". A sociedade escravista era rigidamente hierarquizada por critérios raciais, e essa convivência forçada frequentemente resultava em mestiçagem (muitas vezes por violência sexual), mas o objetivo do sistema era manter a distinção e a hierarquia, não superá-las.

Passo 4: Conclusão

A alternativa A é a que melhor descreve a complexidade da situação retratada. A fotografia é um forte indício da relação ambígua imposta pela escravidão à figura da ama de leite: um vínculo de intimidade e cuidado (proximidade) coexistindo com uma relação de posse e exploração (subordinação).

Dicas

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Lembre-se que a foto foi tirada em 1860, durante o auge da escravidão no Brasil.
Qual era o papel principal de uma "ama de leite" e qual era sua condição social?
Pense na relação entre a proximidade física necessária para cuidar de uma criança e o status legal de pessoa escravizada.

Erros Comuns

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Interpretar a imagem de forma anacrônica, aplicando valores familiares contemporâneos à relação ama-criança.
Focar excessivamente nas roupas da ama de leite e concluir que ela tinha uma vida privilegiada, ignorando a condição de escravizada.
Não compreender a complexidade da relação ama-criança, vendo-a apenas como afetuosa ou apenas como exploração, sem perceber a ambiguidade.
Confundir os cuidados básicos prestados pela ama de leite com educação formal ou letrada.
Acreditar que a convivência entre brancos e negros na escravidão visava diminuir as diferenças raciais ou a mestiçagem.
Revisão

Para resolver esta questão, é fundamental compreender:

  1. Escravidão no Brasil (Século XIX): Sistema socioeconômico baseado na propriedade de seres humanos, majoritariamente de origem africana, utilizados como mão de obra forçada. Caracterizava-se pela violência, desumanização e negação de direitos.

  2. Trabalho Doméstico Escravo: Dentro do sistema escravista, havia escravizados que trabalhavam dentro da casa dos senhores (cozinheiras, mucamas, amas de leite, etc.). Suas condições podiam variar, mas permaneciam sob regime de escravidão.

  3. Ama de Leite: Mulher (frequentemente escravizada) que amamentava os filhos dos senhores. Essa função criava uma relação de grande proximidade física e afetiva com a criança, mas dentro de um contexto de exploração e subordinação extrema. A ama de leite muitas vezes era separada de seus próprios filhos para cuidar dos filhos dos senhores.

  4. Fotografia como Documento Histórico: Imagens, como fotografias, são fontes importantes para entender o passado, mas devem ser analisadas criticamente, considerando o contexto de produção, a intenção do fotógrafo e o que a imagem representa (e omite) sobre as relações sociais da época.

59%
Taxa de acerto
11.5
Média de pontos TRI
Habilidade

Analisar a produção da memória pelas sociedades humanas.

Porcentagem de alternativa escolhida por nota TRI
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