A foto de satélite abaixo apresenta a distribuição de massas de ar sobre a América do Sul em um determinado período do ano. As manchas escuras representam alta nebulosidade.
Considerando as características climáticas do Brasil, escolha a alternativa que melhor descreve a imagem.
Pode-se ver claramente a ação de três das principais massas de ar atuantes no País: Tropical Continental, Equatorial Atlântica e Tropical Atlântica, provocando chuvas, respectivamente, nas regiões Norte, Sul e Nordeste.
Pode-se observar a grande quantidade de chuvas concentradas na parte central do País, acontecimento muito característico do inverno.
Observa-se na imagem a passagem de uma frente fria sobre a Região Sul. Na Amazônia Ocidental, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) provoca chuvas no norte do Amazonas e Roraima. No litoral oriental do Nordeste, ocorrem chuvas típicas de inverno.
Nota-se a presença de uma grande massa de ar seca (Equatorial Continental) sobre a maior parte do País, o que deve provocar uma forte estiagem, ocorrência típica do verão brasileiro.
Percebem-se três pontos de instabilidade: sobre a Região Sul, no litoral nordestino e no nordeste da Amazônia. Esse é o período de seca no Brasil central. A foto deve ter sido feita entre os meses de dezembro e fevereiro.