A figura abaixo ilustra o lançamento de um projétil com resistência do ar desprezível.
Em relação a esse movimento é incorreto afirmar que:
O tempo de subida é igual ao tempo de descida e no ponto mais alto da trajetória a velocidade é mínima.
A velocidade inicial de subida tem o mesmo módulo da velocidade de descida em pontos com a mesma ordenada.
Analisando o menor ângulo que o vetor velocidade faz com a horizontal, em pontos com a mesma ordenada o ângulo inicial de lançamento medido em relação à horizontal é idêntico ao ângulo de descida também medido em relação à horizontal.
O alcance horizontal é dado por \(v_0^2\ sen\left(\theta\right)\ cos\left(\theta\right)/g,\) sendo \(v_0\) o módulo da velocidade inicial, g a aceleração da gravidade e \(\theta\) o ângulo de lançamento medido em relação à horizontal. Assim o alcance máximo ocorre quando \(\theta=45^\circ.\)
A altura máxima é dada por \(y=\frac{v_0^2\ sen^2\left(\theta\right)}{2g},\) sendo \(v_0\) o módulo da velocidade inicial, g a aceleração da gravidade e \(\theta\) o ângulo de lançamento medido em relação à horizontal.