A figura a seguir mostra as curvas (x) e (y) que relacionam a tensão com a deformação, para um ensaio de tração de uma liga metálica. Escolha a opção que descreve CORRETAMENTE o comportamento dessas curvas:
A curva (y) apresenta a tensão verdadeira. A tensão cai com a deformação porque o corpo de prova sofre uma estricção durante a deformação plástica, a partir da tensão de pico.
A expressão \(\sigma_{\tau } = K . (\varepsilon )^{n}\) , para muitos metais, pode descrever a tensão verdadeira \(\sigma_{\tau } \) em função da deformação (\(\varepsilon \)) da curva (x), a partir do início da deformação plástica, em que K e n são constantes que dependem do tipo de liga. A curva (y) é conhecida como “curva de engenharia” ou “tensão de engenharia”.
A expressão \(\sigma _{\tau} = K . (\varepsilon ) ^{n}\) para muitos metais pode descrever a tensão verdadeira \(\sigma _{\tau } \) em função da deformação (\(\varepsilon \)) da curva (x) a partir do início da deformação plástica, em que K e n são constantes que não dependem do tipo de liga, mas dependem da máquina de ensaio de tração. O n é conhecido como “coeficiente de ajuste”, normalmente possui valores inferiores a 1 e quanto maior seu valor, menor é a taxa de encruamento do material quando é deformado plasticamente.
A Lei de Hooke pode ser usada para descrever tanto a deformação plástica como a elástica, em ambas as situações, ou seja, curva (x) e curva (y).
A curva (x) representa a tensão verdadeira, pois leva em consideração a redução da seção transversal do corpo de prova durante o ensaio de tração. Por isso, a Lei de Hooke vale em toda a extensão da curva.