“A expansão dos Estados Unidos sobre o continente americano, desde o Ártico até a América do Sul, é o destino de nossa raça (…) e nada pode detêla”. Discurso de posse do presidente norteamericana James Buchanan, em 1857.Considerando a História do Estados Unidos da América e os seus interesses sobre a América Latina, assinale a alternativa correta:
No dia 4 de julho de 1776 foi proclamada a independência norteamericana. A jovem república era composta de cinquenta excolônias que fundaram uma federação que ia do Atlântico ao Pacífico.
A expansão e os interesses norteamericanos na América tem suas origens ideológicas no “Destino Manifesto”: ideia da superioridade dos norteamericanos sobre os outros povos do continente – descendentes de espanhóis, portugueses e indígenas – portanto cabendo aos Estados Unidos da América conduzirem os demais povos pelo caminho da civilização e da modernidade capitalista.
Em 1823, o presidente James Monroe apresentou o seu discurso anual ao congresso norteamericano que pode ser resumido em uma de suas frases: “A América para os americanos” que passou a ser conhecida como Doutrina Monroe e tinha como fundamento a soberania plena dos países da América contra qualquer intervenção estrangeira, inclusive norteamericana.
Em defesa da política intervencionista norteamericana, os EUA se colocaram a favor do projeto doMéxico e da Colômbia de ocupar as Antilhas e libertálas do julgo espanhol; também apoiaram o projeto de união americana defendido por Simon Bolívar.
Ao defender a soberania dos países fronteiriços com os EUA, os norteamericanos entraram em conflito com o México e acabaram conquistando o Texas, com a anuência do próprio México.