“A evolução, um fato e não uma hipótese, é o conceito central e unificador da biologia. Ela afeta, por extensão, quase todos os outros campos do conhecimento e deve ser considerada um dos conceitos mais influentes do pensamento ocidental. Seus princípios têm sido frequentemente mal interpretados (“evolução”, por exemplo, geralmente é igualada a “progresso”) e a ciência objetiva da biologia evolutiva tem sido muitas vezes estendida para o reino subjetivo da ética e, ilegitimamente, utilizada como justificativa tanto para políticas perniciosas quanto humanitárias no campo social e científico. Era amplamente difundido antes de Darwin o reconhecimento da ocorrência da evolução e, justamente com outros avanços da Ciência, foi uma grande mudança da visão no mundo ocidental. [...] Oferecendo a ideia da Seleção Natural, Darwin e Wallace transformaram a especulação em teoria científica”.
Fonte: FUTUYMA, D. J. Biologia evolutiva. 2. ed. SBG/CNPQ, 1996. pp. 1-17.
Com base no tema evolução foram feitas as seguintes considerações:
I. A evolução biológica ou orgânica diz respeito à mudança nas propriedades das populações dos organismos que vão além do período de vida de um único indivíduo.
II. A ontogenia de um indivíduo não é considerada evolução. Os organismos individualmente não evoluem. As mudanças nas populações consideradas evolutivas são aquelas que não passam via material genético.
III. Lamarck foi um dos primeiros a defender a ideia da evolução. Ele não procurou avaliar a ideia dos elos comuns entre as espécies, mas a seleção natural que conduzia a herança dos caracteres adquiridos.
IV. Muitos geneticistas fizeram demonstrações importantes. Uma delas, por exemplo, é que as características adquiridas não são herdáveis. Outra é que a ideia mutacionista e a teoria gênica de Darwin estavam incorretas.
Estão corretas SOMENTE:
I e II.
I, II e III.
II e III.
I e IV.
II, III e IV.