A estruturação psicocorporal de uma criança, desde o início de sua gestação, tem despertado o interesse de estudiosos ao longo dos tempos e, nesse contexto, a constituição familiar, bem como a qualidade desta, tem sido estudada por profissionais de diversas áreas, como a das ciências humanas, a da saúde e a da educação, resultando em relevantes pesquisas desenvolvidas acerca deste tema.
A IMPORTÂNCIA DOS ESTÍMULOS: AFETIVO, COGNITIVO E MOTOR NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA DESDE SUA TENRA IDADE. Lelimar Lopes de Oliveira e Profa. Dra. Maria da Conceição Vinciprova Fonseca
Fonte: http://artefactum.rafrom.com.br/index.php/artefactum/article/download/1735/812
Segundo o teórico Wallon (1979), estão relacionadas na evolução da criança:
A motricidade, a emoção e a socialização.
A emoção, a socialização e a cognição.
A motricidade, a afetividade e a inteligência.
A motricidade, a socialização e a inteligência.
A emoção, a afetividade e a cognição.
O teórico Henri Wallon desenvolveu uma teoria sobre a evolução psicológica da criança, na qual ele destaca três aspectos fundamentais: motricidade, afetividade e inteligência. A motricidade refere-se à capacidade de movimentação e controle do corpo, essencial no desenvolvimento infantil. A afetividade está ligada às emoções e ao desenvolvimento de laços afetivos, que são cruciais para o desenvolvimento social e emocional da criança. A inteligência diz respeito às habilidades cognitivas e ao desenvolvimento intelectual.
Para responder corretamente à questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre as teorias de desenvolvimento infantil de Wallon e saiba identificar os três aspectos que ele destaca como relacionados na evolução da criança.
Considere os termos específicos utilizados por Wallon em sua teoria para descrever os aspectos do desenvolvimento infantil.
Lembre-se de que Wallon destaca a integração entre os aspectos motores, emocionais e cognitivos nas fases do desenvolvimento.
Busque a opção que contém elementos que são consistentes com as áreas de desenvolvimento abordadas por Wallon: controle do corpo, emoções e habilidades cognitivas.
Confundir 'emoção' com 'afetividade', que é o termo utilizado por Wallon.
Considerar 'socialização' como um dos aspectos chave, quando na verdade não é.
Mesmo erro de considerar 'socialização' em detrimento de 'afetividade'.
Confundir 'emoção' com 'motricidade', que é um dos aspectos centrais na teoria de Wallon.
A teoria de Henri Wallon enfatiza a importância da integração entre os aspectos emocionais, motores e cognitivos no desenvolvimento infantil. Wallon considera que esses aspectos são interdependentes e evoluem juntos ao longo das fases do desenvolvimento da criança.