A estrutura floral marca o sucesso do grupo das angiospermas uma vez que a partir dela é possível o desenvolvimento do fruto. Observe o esquema floral abaixo e marque a alternativa correta.
Na estrutura da flor possui o carpelo que é aquele que contém os óvulos, os quais se desenvolvem em sementes após a fecundação.
As flores podem ser encontradas isoladas ou agrupadas em inflorescências, sendo que a haste presente nessas duas estruturas chama-se pedúnculo que possui um pecíolo, local onde, as peças florais se encontram inseridas.
As flores possuem verticilos de reprodução que são chamados de cálice e corola, mas naquelas em que a cor de ambas as estruturas são iguais dá-se o nome de tépalas.
Na maioria das flores os carpelos fundidos são diferenciados em ovário, em uma parte mediana localiza-se o estigma, através do qual cresce o tubo polínico, em uma parte superior tem o estilete que recebe o grão de pólen.
Flores estaminadas (masculinas) e carpeladas (femininas) quando estão presentes em plantas separadas a espécie são ditas monoicas. Nessas flores quando sépalas, pétalas e estames estão presos no receptáculo floral abaixo do nível do ovário, este é considerado como ovário ínfero.