A estrutura da matéria é estudada desde o século V a.C., quando surgiu a primeira ideia sobre sua constituição. Os filósofos Leucipo e Demócrito afirmavam que a matéria não poderia ser dividida infinitamente, chegando a uma unidade indivisível denominada átomo. Essas especulações foram substituídas por modelos baseados em estudos experimentais após milhares de anos. Os modelos para o átomo, desde então, evoluíram e muitos foram os cientistas que contribuíram para o modelo atômico atual. Com o passar do tempo, os estudos ficaram cada vez mais profundos na busca de uma explicação concreta um modelo atômico útil, pois um modelo só é útil enquanto explica de forma correta determinado fenômeno ou experimento sem entrar em conflito com experimentos anteriormente realizados.
Baseado no modelo atômico atual e na estrutura atômica, analise as afirmativas abaixo.
I. O número de massa de um elemento químico é determinado através da média ponderal da massa atômica de seus isótopos e a abundância de cada isótopo encontrado deste elemento.
II. Cátion é um elemento químico que apresenta, por adição de prótons, maior número de prótons no núcleo e menor número de elétrons na eletrosfera.
III. Átomos isótopos são aqueles que apresentam diferentes números de nêutrons e igual número de prótons.
IV. O conjunto de átomos que apresentam o mesmo número atômico constitui um elemento químico.
É correto o que se afirma
Apenas em II.
Apenas em I, II e III.
Apenas em II e IV.
Em I, II, III e IV
Apenas em III e IV.