A Estrutura Conceitual para o Relatório Financeiro, conforme o CPC 00 (R2), estabelece o objetivo de promover e manter a plena convergência das práticas contábeis adotadas no Brasil às Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS) emitidas pelo IASB. No que se refere ao CPC 00 (R2), marque a opção INCORRETA:
Esta Estrutura Conceitual não é um pronunciamento propriamente dito. Nada contido nesta Estrutura Conceitual se sobrepõe a qualquer pronunciamento ou a qualquer requisito em pronunciamento.
O IASB pode, algumas vezes, para atingir o objetivo de relatório financeiro, para fins gerais, especificar requisitos que divergem de aspectos desta Estrutura Conceitual. Se isso for feito, ele explicará a divergência na Base para Conclusões em tal pronunciamento.
Esta Estrutura Conceitual pode ser revisada de tempos em tempos, com base na experiência com a sua utilização. As revisões desta Estrutura Conceitual não levarão automaticamente a mudanças nos Pronunciamentos.
Qualquer decisão de alterar um pronunciamento exige que seja conduzido o devido processo para acrescentar um projeto à sua agenda e para desenvolver a alteração a esse pronunciamento, com validação superior do pronunciamento aos princípios e normas contábeis.
Esta Estrutura Conceitual contribui para a missão declarada da IFRS Foundation e do IASB, que faz parte da IFRS Foundation. Essa missão é desenvolver pronunciamentos que tragam transparência, prestação de contas (accountability) e eficiência aos mercados financeiros em todo o mundo.