Unaerp 2015/1

A estiagem e a consequente falta de água por que passa a região sudeste brasileira surpreende a população dessa região, mesmo que não surpreenda os especialistas. Há pelo menos uma década, eles vêm alertando as autoridades executivas para o risco de falta de água para as regiões Sudeste e Centro-Oeste, que juntas têm a capacidade para abrigar 70% do volume nacional de água armazenada. Já na região do semiárido nordestino, a estiagem é um fenômeno recorrente, mas agravado desde 2011, tanto que a região conheceu, em 2013, sua pior seca em cinquenta anos. Sobre o problema da falta de água no sudeste e no nordeste brasileiros, é correto afirmar:

a

A severa estiagem pegou de surpresa as autoridades executivas da região Sudeste, visto que as mesmas têm empreendido esforços significativos para a defesa dos mananciais que abastecem as represas da região e para a redução do desperdício de água nos últimos anos. 

b

A transposição do Rio São Francisco, cujo projeto foi lançado em 2007, promete atenuar os efeitos da seca no Nordeste. Contudo, autoridades de municípios banhados pelo curso original do Velho Chico temem que a obra venha a causar problemas para seu abastecimento de água, para a navegação do rio e para a piscicultura, temor alimentado pelos especialistas, que afirmam que 20% das águas do São Francisco serão desviadas pelas obras de transposição.

c

A escassez de chuvas no semiárido nordestino deve-se especialmente à Zona de Convergência Intertropical, mecanismo de circulação dos ventos na região da linha do Equador que faz com que massas de ar quente e seco cheguem ao litoral nordestino, causando ali poucas chuvas e uma precipitação ainda menor no interior. 

d

O crescimento urbano acelerado da região metropolitana de São Paulo levou o governo do estado a criar o sistema Cantareira já na década de 1970, conjunto de represas ao redor da região metropolitana que permitiu a autossuficiência da capital em seu abastecimento de água e evitou que a oferta de água do interior paulista fosse utilizada para abastecimento da capital do estado.

e

Vários fatores se somam para explicar a recente crise de falta de água por que passa a região sudeste brasileira, em especial o estado de São Paulo, entre os quais estão a forte estiagem, a falta de planejamento e de investimentos em novas fontes hídricas e o crescimento urbano desordenado nas áreas de manancial.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
E
Resolução
Assine a AIO para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 300.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos AIO.
E mais: nota TRI a todo o momento.
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Transforme seus estudos com a AIO!
Estudantes como você estão acelerando suas aprovações usando nossa plataforma de AI + aprendizado ativo.
+25 pts
Aumento médio TRI
4x
Simulados mais rápidos
+50 mil
Estudantes
Mariana Scheffel
AIO foi fundamental para a evolução do meu número de acertos e notas, tanto no ENEM quanto em outros vestibulares, fornecendo os recursos e as ferramentas necessárias para estudar de forma eficaz e melhorar minhas notas.
Murilo Martins
Com a ajuda da AIO, aumentei os meus acertos nos simulados e no ENEM, além de garantia uma TRI mais elevada. Recomendo a AIO para estudantes de todo nível, sendo uma maneira de alavancar a sua nota no menor tempo possível!
Jonas de Souza
As correções de redações e as aulas são bem organizadas e é claro os professores são os melhores com a melhor metodologia de ensino, sem dúvidas contribuiu muito para o aumento de 120 pontos na minha média final!
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar