A estética relativamente estável do modernismo fordista cedeu lugar a todo o fermento, instabilidade e qualidades fugidias de uma estética pós-moderna que celebra a diferença, a efemeridade, o espetáculo, a moda e a mercadificação de formas culturais.
HARVEY, D. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. São Paulo: Loyola, 2009.
No contexto descrito, as transformações estéticas impactam a produção de bens por meio da
promoção de empregos fabris, integrada às linhas de montagem.
ampliação dos custos de fabricação, impulsionada pelo consumo.
redução do tempo de vida dos produtos, acompanhada da crescente inovação.
diminuição da importância da organização logística, utilizada pelos fornecedores.
expansão de mercadorias estocadas, aliada a maiores custos de armazenamento.
Análise da Questão:
A questão pede para identificar como as transformações estéticas descritas no texto de David Harvey, que marcam a passagem do modernismo fordista para a pós-modernidade, impactam a produção de bens. O texto destaca que a estética pós-moderna celebra a "diferença, a efemeridade, o espetáculo, a moda e a mercadificação de formas culturais", em contraste com a "estética relativamente estável" do fordismo.
Passo a Passo da Solução:
Compreender o texto base: O texto de Harvey descreve uma mudança cultural e estética fundamental. O modernismo fordista era associado à estabilidade, padronização e produção em massa. A pós-modernidade, por outro lado, valoriza a mudança constante, a variedade, a aparência, as tendências passageiras (moda) e a transformação de tudo em mercadoria.
Identificar as características-chave da estética pós-moderna mencionadas:
Relacionar essas características à produção de bens: Como esses valores estéticos/culturais afetam a forma como os produtos são feitos e vendidos?
Analisar as alternativas à luz dessa relação:
Concluir: A característica mais marcante do impacto da estética pós-moderna (com sua ênfase na efemeridade, moda e inovação constante) na produção é a aceleração dos ciclos de vida dos produtos, tornando-os obsoletos mais rapidamente para estimular o consumo contínuo de novas versões. Isso corresponde à alternativa C.
Revisão Conceitual:
Analisar fatores que explicam o impacto das novas tecnologias no processo de territorialização da produção.