ENEM 2019 segunda aplicação

A estética relativamente estável do modernismo fordista cedeu lugar a todo o fermento, instabilidade e qualidades fugidias de uma estética pós-moderna que celebra a diferença, a efemeridade, o espetáculo, a moda e a mercadificação de formas culturais.

HARVEY, D. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. São Paulo: Loyola, 2009.

No contexto descrito, as transformações estéticas impactam a produção de bens por meio da

a

promoção de empregos fabris, integrada às linhas de montagem.

b

ampliação dos custos de fabricação, impulsionada pelo consumo.

c

redução do tempo de vida dos produtos, acompanhada da crescente inovação.

d

diminuição da importância da organização logística, utilizada pelos fornecedores.

e

expansão de mercadorias estocadas, aliada a maiores custos de armazenamento.

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Resposta
C
Tempo médio
1 min

Resolução

Análise da Questão:

A questão pede para identificar como as transformações estéticas descritas no texto de David Harvey, que marcam a passagem do modernismo fordista para a pós-modernidade, impactam a produção de bens. O texto destaca que a estética pós-moderna celebra a "diferença, a efemeridade, o espetáculo, a moda e a mercadificação de formas culturais", em contraste com a "estética relativamente estável" do fordismo.

Passo a Passo da Solução:

  1. Compreender o texto base: O texto de Harvey descreve uma mudança cultural e estética fundamental. O modernismo fordista era associado à estabilidade, padronização e produção em massa. A pós-modernidade, por outro lado, valoriza a mudança constante, a variedade, a aparência, as tendências passageiras (moda) e a transformação de tudo em mercadoria.

  2. Identificar as características-chave da estética pós-moderna mencionadas:

    • Diferença: Oposto da padronização fordista.
    • Efemeridade: Qualidade do que é passageiro, de curta duração.
    • Espetáculo: Valorização da imagem e da aparência.
    • Moda: Tendências que mudam rapidamente.
    • Mercadificação: Transformação de aspectos culturais em produtos vendáveis.

  3. Relacionar essas características à produção de bens: Como esses valores estéticos/culturais afetam a forma como os produtos são feitos e vendidos?

    • A valorização da "diferença" e do "espetáculo" exige produção flexível e design atraente.
    • A "efemeridade" e a "moda" implicam que os produtos são feitos para terem uma vida útil curta, seja funcionalmente ou estilisticamente. Eles saem de moda ou são superados por novas versões rapidamente. Isso incentiva o consumo contínuo.
    • A "mercadificação" significa que a própria cultura e seus símbolos são usados para vender produtos.

  4. Analisar as alternativas à luz dessa relação:

    • A (Incorreta): O pós-fordismo, associado à pós-modernidade, muitas vezes envolve automação e flexibilização, não necessariamente promoção de empregos em linhas de montagem tradicionais (típicas do fordismo).
    • B (Incorreta): Embora a inovação possa ter custos, o objetivo das empresas é otimizar a produção. A ideia central da mudança descrita é a aceleração dos ciclos de vida dos produtos, não necessariamente um aumento geral dos custos impulsionado pelo consumo.
    • C (Correta): Esta opção conecta diretamente a "efemeridade" e a "moda" (que implicam curta duração) com a "redução do tempo de vida dos produtos". A necessidade de constante novidade ("diferença", "espetáculo", "moda") impulsiona a "crescente inovação". Produtos tornam-se obsoletos mais rapidamente (obsolescência programada ou percebida) para dar lugar a novos.
    • D (Incorreta): A produção flexível e globalizada do pós-fordismo exige uma logística *mais* complexa e eficiente, não menos importante.
    • E (Incorreta): Modelos pós-fordistas como o Just-in-Time visam *reduzir* estoques e custos de armazenamento, produzindo sob demanda ou em lotes menores e mais variados, ao contrário da acumulação de grandes estoques padronizados do fordismo.
  5. Concluir: A característica mais marcante do impacto da estética pós-moderna (com sua ênfase na efemeridade, moda e inovação constante) na produção é a aceleração dos ciclos de vida dos produtos, tornando-os obsoletos mais rapidamente para estimular o consumo contínuo de novas versões. Isso corresponde à alternativa C.

Dicas

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Concentre-se nas palavras "efemeridade" e "moda". O que elas sugerem sobre a durabilidade esperada dos produtos?
Pense na diferença entre a produção em massa de itens idênticos (Fordismo) e a produção de itens variados que mudam rapidamente (Pós-modernidade/Pós-Fordismo). Como isso afeta o ciclo de vida de um produto?
Considere exemplos atuais: com que frequência novos modelos de celulares, roupas ou carros são lançados? Isso se relaciona com qual das alternativas?

Erros Comuns

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Associar a produção pós-moderna/pós-fordista com aumento de empregos em linhas de montagem (confusão com fordismo).
Não compreender o significado de 'efemeridade' e 'moda' e sua implicação direta na redução do ciclo de vida dos produtos.
Pensar que a flexibilidade e variedade pós-moderna levam necessariamente a mais estoques, quando o objetivo é o oposto (produção puxada pela demanda, Just-in-Time).
Subestimar a importância da logística na produção flexível e globalizada.
Interpretar a 'mercadificação' apenas como aumento de custos, sem perceber a dinâmica de aceleração do consumo através da inovação e obsolescência.
Revisão

Revisão Conceitual:

  • Fordismo: Modelo de produção industrial implementado por Henry Ford no início do século XX, caracterizado pela produção em massa de bens padronizados, linhas de montagem, trabalho especializado e repetitivo, grandes estoques e busca por economias de escala. Culturalmente, associado ao modernismo, com uma estética mais estável e funcional.
  • Pós-Fordismo (ou Acumulação Flexível): Modelo de produção que sucede o fordismo, surgindo a partir das décadas de 1970/80. Caracteriza-se pela flexibilidade na produção (lotes menores, variedade de produtos), automação, mão de obra multifuncional, sistemas Just-in-Time (redução de estoques), terceirização e globalização das cadeias produtivas.
  • Pós-Modernidade: Termo complexo que descreve mudanças culturais, sociais e estéticas ocorridas aproximadamente a partir da segunda metade do século XX. Na estética, como descrito por Harvey, valoriza a fragmentação, a instabilidade, a diferença, o pastiche, a efemeridade, o espetáculo e a moda, em contraste com a busca por universalidade e estabilidade do modernismo.
  • Efemeridade e Moda: Conceitos centrais na pós-modernidade que se referem à natureza passageira das coisas, incluindo bens de consumo. A moda impõe ciclos rápidos de tendências, tornando os produtos estilisticamente obsoletos.
  • Obsolescência Programada/Percebida: Estratégia de produção onde os bens são projetados para durar um período limitado (programada) ou para se tornarem indesejáveis devido a mudanças de estilo ou lançamento de novas versões (percebida), incentivando a substituição e o consumo.
Habilidade

Analisar fatores que explicam o impacto das novas tecnologias no processo de territorialização da produção.

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