A estética em filosofia traz conceitos em torno do belo e da arte, resultando em reflexões que atravessam a história da humanidade.
Com base nessa afirmativa, relacione os pensadores, na coluna da esquerda, com a concepção que ele desenvolveu, na coluna da direita.
(I) Platão (427-347 a.C.)
(II) Aristóteles (385-322 a.C.)
(III) Immanuel Kant (1724-1804)
(IV) Friedrich Nietzsche (1844-1900)
(V) Herbert Marcuse (1898-1979)
(A) Detecta na arte uma ameaça inseparável de seu próprio modo de operar e proceder, pois os prazeres que proporciona destroem as condições de acesso ao conhecimento verdadeiro.
(B) A arte é um domínio bem particular e isto porque, em vez de desembocar no reino dos fins e do conhecimento da natureza, desemboca em um domínio próprio da liberdade.
(C) A arte é o fundamento do mundo e isso se justifica graças ao caráter criativo do nosso intelecto, que nos envolve e nos prende a todos em uma perpétua ilusão presente nas formas.
(D) A arte, contra todo o fetichismo das forças produtivas e da escravidão dos indivíduos, representa o objetivo de todas as revoluções: a liberdade e a felicidade dos indivíduos.
(E) No que toca à arte, a função catártica opera uma transformação das emoções humanas e essa transformação é algo mais importante que a expressão dos próprios valores da moralidade.
Assinale a alternativa que contém a associação correta.
I-A, II-B, III-C, IV-D, V-E.
I-A, II-E, III-B, IV-C, V-D.
I-C, II-D, III-E, IV-A, V-B.
I-E, II-A, III-C, IV-B, V-D.
I-E, II-D, III-A, IV-B, V-C.