A espectrofotometria é considerada qualquer procedimento que utiliza a luz para medir a concentração química de qualquer espécie. Trata-se de método de análise óptico mais usado nas investigações biológicas e físico-químicas.
Com alguma frequência é necessário quantificar substâncias em misturas complexas, ou que não absorvem significativamente a luz a nenhum comprimento de onda, assim, utiliza-se os chamados métodos colorimétricos. Neles uma determinada substância entra em contato com um reagente específico produzindo então uma cor, cuja intensidade, é diretamente proporcional à concentração da substância na mistura original.
Abaixo temos o esquema dos principais componentes de um espectrofotômetro, onde a solução a ser analisada é colocada no compartimento e.
(a) fonte de luz, (b) colimador, (c) prisma ou rede de difração, (d) fenda seletora de X, (e) compartimento de amostras com cubeta contendo solução, (f) célula foto-elétrica, (g) amplificador. Fonte HIRANO et al., 2001)
Assinale a alternativa que não apresenta a finalidade correta da espectrometria, com métodos colorimétricos, em uma análise laboratorial:
determinação da amônia produzida pela desaminação dos aminoácidos provenientes do catabolismo proteico.
determinação da amilase, uma enzima da classe das hidrolases que catalisa o desdobramento do amido ingerido na dieta.
determinação das concentrações de cálcio. Elemento presente principalmente nos ossos, e que desempenha numerosas e significativas funções como a participação na transmissão do impulso nervoso, no mecanismo da coagulação, e na contração muscular.
determinação do ácido úrico, principal produto do catabolismo das purinas, bases nitrogenadas citosina e guanina, sendo formado principalmente no fígado, a partir da xantina pela ação da enzima xantina oxidase.