A escravidão foi o grande sustentáculo do processo de colonização do continente americano, a partir do século XVI. Longe de se ater a uma forma homogênea de relação de trabalho, a escravidão foi marcada pelas mais diferentes caracterizações ao longo do período colonial. No caso da colonização lusitana, a utilização de escravos sempre foi vista como a mais viável alternativa para que os dispendiosos empreendimentos de exploração tivessem a devida funcionalidade.
I. A indústria naval crescia ao ampliar-se a necessidade de embarcações que pudessem fazer o transporte dos negros capturados.
II. Apenas em um segundo momento os portugueses almejaram utilizar da força de trabalho dos nativos para que a exploração econômica fosse concretizada.
III. A mão de obra indígena foi refutada mediante a dificuldade de controle sobre populações que ofereciam maior resistência.
IV. Para contornar a crescente demanda por força de trabalho, Portugal resolveu então investir no tráfico de escravos vindos diretamente da Costa Africana.
V. Havia o apoio da própria Igreja Católica para a escravização dos africanos pois os associavam à prática do islamismo.
Das afirmações abaixo relacionadas aponte as que apresentam as características do processo de escravidão durante o Brasil Colônia.
apenas a alternativa III e IV estão corretas;
apenas a alternativa II está incorreta;
as alternativas I, II e V estão corretas;
apenas a alternativa V está correta;
apenas a alternativa V está incorreta.