A escravidão
Esses meninos que aí andam jogando peteca não viram nunca um escravo... Quando crescerem, saberão que já houve no Brasil uma raça triste, votada à escravidão e ao desespero; e verão nos museus a coleção hedionda dos troncos, dos vira-mundos e dos bacalhaus; e terão notícias dos trágicos horrores de uma época maldita: filhos arrancados ao seio das mães, virgens violadas em pranto, homens assados lentamente em fornos de cal, mulheres nuas recebendo na sua mísera nudez desvalida o duplo ultraje das chicotadas e dos olhares do feitor bestial. [...]
Mas a sua indignação nunca poderá ser tão grande como a daqueles que nasceram e cresceram em pleno horror, no meio desse horrível drama de sangue e lodo, sentindo dentro do ouvido e da alma, numa arrastada e contínua melopeia, o longo gemer da raça mártir — orquestração satânica de todos os soluços, de todas as impressões, de todos os lamentos que a tortura e a injustiça podem arrancar a gargantas humanas.
BILAC, O. Disponível em: www.escritas.org. Acesso em: 29 out. 2021.
Publicado em 1902, o texto de Olavo Bilac enfatiza as mazelas da escravidão no Brasil ao
descrever de modo impessoal as consequências da exploração racial sobre as gerações futuras.
contrapor a infância privilegiada das crianças da época a infância violentada das crianças escravizadas.
antecipar o futuro apagamento das marcas da escravidão no contexto social.
criticar a atenuação da violência contra os povos escravizados nas memórias retratadas pelos museus.
imaginar a reação de indiferença de seus contemporâneos com os escravizados libertos.
A questão pede para identificar como o texto de Olavo Bilac enfatiza as mazelas (os males, as desgraças) da escravidão no Brasil.
Análise do Texto:
Avaliação das Alternativas:
Conclusão: O texto enfatiza as mazelas da escravidão ao descrever vividamente seus horrores e, simultaneamente, ao antecipar que a percepção futura desses horrores, mediada pela história e pelos museus, não terá a mesma intensidade da experiência vivida, sugerindo um progressivo distanciamento ou "apagamento" do trauma no tecido social imediato.
Interpretação de Texto Literário: Capacidade de analisar elementos como tema, linguagem, tom, figuras de linguagem e intenção do autor em um texto literário.
Contexto Histórico (Pós-Abolição): O texto foi escrito em 1902, após a Lei Áurea (1888). Reflete sobre a memória da escravidão em um Brasil que tentava lidar com esse passado recente e brutal. A sociedade ainda vivia as consequências sociais e raciais da escravidão.
Memória Social: Como um grupo ou sociedade constrói, mantém e transmite memórias de eventos passados, especialmente eventos traumáticos como a escravidão. O texto aborda a transição da memória vivida para a memória histórica.
Olavo Bilac e o Parnasianismo: Embora Bilac seja um expoente do Parnasianismo (movimento literário focado na forma, objetividade e temas clássicos), neste texto ele demonstra uma forte preocupação social e um tom emocional, características menos típicas do movimento, aproximando-se de uma sensibilidade pré-modernista ou de um lirismo social.
Reconhecer a presença de valores sociais e humanos atualizáveis e permanentes no patrimônio literário nacional.