A escala cartográfica é um importante elemento presente nos mapas, sendo utilizada para representar a relação de proporção entre a área real e a sua representação. É a escala que indica o quanto um determinado espaço geográfico foi reduzido para “caber” no local em que ele foi confeccionado em forma de material gráfico.
Sabemos que os mapas são reproduções reduzidas de uma determinada área. Mas essa redução não ocorre de forma aleatória, e sim de maneira proporcional, ou seja, resguardando uma relação entre as medidas originais e suas representações. A expressão numérica dessa proporção é a escala.
Fonte: www.brasilescola.uol.com.br. Acesso:17/12/2019
Sobre esse elemento cartográfico, assinale a alternativa CORRETA.
A escala classificada como grande possui denominador maior que a escala classificada como pequena, pois o espaço real sofreu mais redução para ser representada no plano.
Tomando dois mapas como referência, sendo esses com escalas 1:1.000.000 e 1:1.000, o primeiro tem mais detalhes, pois trata-se de uma escala grande.
Para calcular o comprimento de um rio em um mapa é necessário que esse mapa tenha a escala numérica, pois, assim, usando apenas uma régua, será encontrado o comprimento preciso do rio.
As terminologias dos produtos cartográficos, como mapa, carta, planta e croqui, independe da escala, pois a diferença desses produtos se dá pelo espaço mapeado.
A escala gráfica tem a vantagem de aumentar e reduzir juntamente ao mapa, ou seja, ao transferir um mapa que estava em um papel menor para um pôster grande, a escala continuará correta.