A energia química dos alimentos é equivalente à energia obtida na combustão de nutrientes. A partir dessa energia, é possível calcular o valor calórico de cada alimento. Durante o metabolismo, eles são “queimados” e a energia resultante é utilizada no funcionamento do organismo, na manutenção de temperatura do corpo e dos movimentos. A glicose, C6H12O6, é um desses carboidratos existentes em muitos alimentos, transformados pelo metabolismo do organismo em energia.
A partir da análise do texto e da tabela, é correto afirmar:
O valor calórico de 100,0g de gordura é equivalente a 360,0kJ.
Os valores de entalpia das ligações químicas nas moléculas nos carboidratos são iguais aos de entalpia das ligações nas moléculas de proteínas.
O alimento que contém 10,0g de carboidrato, 5,0g de gordura e 8,0g de proteína tem valor calórico aproximado de 460,0kJ.
O aproveitamento de glicose pelo organismo, ao liberar dióxido de carbono gasoso e água na respiração celular,corresponde a 3000kJmol–1.
A variação total de entalpia para conversão de glicose em CO2 e H2O é a mesma, seja ela “queimada” na presença de ar seja no metabolismo do corpo humano.