A energia nuclear e a radioatividade estão constantemente relacionadas a situações ruins em virtude, principalmente, de todas as terríveis consequências associadas aos acidentes ocorridos em cidades como Chernobil, na Ucrânia, e Fukushima, no Japão. Porém, é necessário ressaltar que o avanço nos diagnósticos médicos e nos tratamentos oncológicos só foi possível a partir da utilização de materiais radioativos. E, hoje, é praticamente certo afirmar que a energia nuclear está muito mais apontada para o lado dos benefícios do que dos malefícios. A tomografia computadorizada (TC), por exemplo, originalmente chamada de tomografia axial computadorizada (TAC), é um exame complementar de diagnóstico por imagem, que consiste numa imagem que representa uma secção ou "fatia" do corpo. É obtida através do processamento, por computador, de informação recolhida após expor o corpo a uma sucessão de raios X. Seu método principal é estudar a atenuação de um feixe de raios X durante seu trajeto através de um segmento do corpo.
A respeito dos conceitos relacionados à energia nuclear e à radioatividade, assinale a opção correta.
Um decaimento radioativo alfa irá diminuir em duas unidades o valor do número atômico do emissor radioativo, sendo esta partícula radioativa a de maior poder de penetração.
Exames radiológicos como a tomografia computadorizada podem ser realizados indiscriminadamente por um paciente, uma vez que se trata de uma radiação controlada.
Se o tempo de meia-vida de um emissor radioativo for de aproximadamente 750 dias, é possível afirmar que sua atividade radioativa praticamente está encerrada após dois anos de uso do aparelho.
A emissão radioativa gama possui uma grande quantidade de energia. Mas, por não possuir massa e carga, apresenta baixo poder de penetração no tecido humano.
Um decaimento radioativo beta irá aumentar em uma unidade o valor de número atômico do emissor radioativo, sendo esta partícula radioativa considerada como ionizante por possuir energia suficiente para ionizar átomos e moléculas.