A emergência da consciência ambientalista, nas últimas décadas do século XX, mudou o entendimento sobre a ecologia urbana. Essa nova abordagem, denominada de metabolismo urbano, procura avaliar como as funções econômico-sociais se projetam sobre o espaço e o ambiente das cidades, envolvendo a funcionalidade do organismo urbano em todos os sentidos. Assim sendo, há que se avaliar a diversidade e o volume de tudo o que entra no organismo urbano e, a seguir, os diferentes tipos de descarga do material secundário, profundamente modificado pelos processos metabólicos.
Adaptado de Ab’Saber, Aziz Nacib. A sociedade urbano-industrial e o metabolismo urbano. São Paulo: EDUSP, 2004.
Sobre as diferentes etapas do metabolismo urbano, analise as afirmações a seguir.
I O descarte de resíduos sólidos em lixões ou aterros sanitários a céu aberto é recomendável, porque a ação da energia solar acelera a decomposição do material degradável sem provocar danos ambientais.
II Os processos metabólicos derivados do mundo urbano e as tecnologias que respondem pela industrialização lançam gases e particulados no espaço aéreo urbano, já saturado pelas emanações dos veículos automotores.
III A trama de distribuição de água e de drenagem de esgotos domésticos não acompanhou a velocidade do processo de urbanização, o que impede a universalização do acesso à água tratada e ao saneamento básico.
Está correto o que se afirma em
I, II e III.
II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I e II, apenas.