UERR 2018

A embriologia é o resultado do estudo do desenvolvimento embrionário dos animais, que tem início com o zigoto e é caracterizado por uma rápida sequência de mitoses e diferenciação de células em tecidos. Nas últimas décadas, houve um grande desenvolvimento da embriologia experimental, com importantes trabalhos, especialmente aqueles relacionados à clonagem, cultura de células-tronco, diferenciação celular, implante e banco de embriões, entre outros. Com isso, as novas biotecnologias de manipulação de células, tecidos e embriões aumentaram as expectativas de conseguir, em pouco tempo, novos procedimentos médicos para a prevenção e o tratamento de inúmeros problemas relacionados ao desenvolvimento embrionário.

 

Com relação às características embrionárias, assinale a afirmativa correta.

a

A segmentação é a série de divisões mitóticas do zigoto, que resulta na formação de um grupo maciço de células, a mórula. As muitas células, ou blastômeros, que compõem a mórula são bastante semelhantes entre si, podendo variar apenas de tamanho. Elas são formadas por divisões mitóticas sem que tenha ocorrido crescimento celular, o que mantém o volume do zigoto inalterado.

b

Nos animais existem vários tipos de óvulos, os quais diferem principalmente pela quantidade de vitelo e sua distribuição no citoplasma. O vitelo é uma substância de reserva energética, de composição lipoproteica e é gradualmente consumido durante o desenvolvimento embrionário. Em mamíferos placentários há uma quantidade razoável de vitelo, que se concentra no chamado polo vegetativo e recebe a denominação de telolécito incompleto ou heterolécito.

c

Nos humanos, a fecundação (fertilização) e a segmentação ocorrem na tuba uterina. Assim, a mórula, comumente chamada de embrião, com três dias, já tem cerca de 62 células. Chegando ao útero, ela se implanta no endométrio e aumenta muito em volume, ficando com uma cavidade interna cheia de líquido, uma camada celular externa, chamada placenta e algumas dezenas de células internas diferenciadas, chamadas massa celular interna (MCI).

d

Os mamíferos placentários são vivíparos, pois completam todo o desenvolvimento embrionário no útero materno. Apresentam vesícula alantoide e vitelina abundante, uma vez que, estas estruturas auxiliam a função placentária.

e

Após certo número de mitoses, a mórula aumenta de volume, pois suas células se afastam e forma-se uma cavidade interna, a blastocele, visível apenas em cortes histológicos. Neste estágio, fala-se em blástula. O tipo de segmentação é uma decorrência da quantidade e distribuição do vitelo no óvulo, pois as mitoses ocorrem mais rapidamente e em maior número nas áreas ricas em citoplasma, sendo dificultadas em regiões com muito vitelo. Em seres humanos, a segmentação é total ou holoblástica, pois as mitoses ficam restritas à região sem muito acúmulo de vitelo.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
A
Resolução
Assine a aio para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 250.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos aio.
Tudo com nota TRI em tempo real
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Depoimentos
Por que os estudantes escolhem a aio
Tom
Formando em Medicina
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Sarah
Formanda em Medicina
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar