A eletroquímica é uma ramificação da química que estuda a relação entre reações químicas e eletricidade. Determinadas reações são capazes de gerar eletricidade a partir de reações de oxirredução é o caso, portanto, das pilhas. Por outro lado, quando as reações de oxirredução só ocorrem pelo fornecimento de energia, o processo é denominado eletrólise. A eletrólise, quando objetiva o revestimento metálico de uma peça ou objeto, pode ser chamada de eletrodeposição. A eletrodeposição de um metal em uma peça ocorre pela geração de uma camada metálica fina que irá proteger o metal do interior da peça contra possíveis processos de corrosão. O metal a ser eletrodepositado pode ser zinco, níquel, cromo, estanho, entre outros, dependendo da utilização específica. A seguir é demonstrada uma peça de aço carbono que não foi revestida por uma camada protetora (idem imagem da esquerda) e uma peça de aço carbono que foi revestida com uma camada protetora (idem imagem da direita).
ANDRADE, L. V.; ZIMMER, C. G. Galvanização: uma proposta para o ensino de química. Química nova na escola. 2021; 43, Nº3: 298 -304.
Note e adote: aço carbono como sendo apenas elemento ferro; potenciais padrão de redução: Zn2+/Zn = – 0,76 V; Fe2+/Fe = – 0,44 V.
De acordo o enunciado, assinale a alternativa CORRETA.
Caso uma peça de aço carbono seja revestida com uma fina camada de zinco, o mecanismo de proteção ocorre
pela oxidação preferencial do zinco, o qual apresenta a maior reatividade do par metálico Zn/Zn2+ , perdendo elétrons no lugar do ferro.
pela oxidação preferencial do ferro, o qual apresenta a maior reatividade do par metálico Fe/Fe2+, perdendo elétrons no lugar do zinco.
pela redução preferencial do zinco, o qual apresenta a maior reatividade do par metálico Zn2+/Zn, ganhando elétrons no lugar do ferro.
pela redução preferencial do ferro, o qual apresenta a maior reatividade do par metálico Fe/Fe2+, perdendo elétrons no lugar do zinco.
pela redução preferencial do zinco, o qual apresenta a maior reatividade do par metálico Zn/Zn2+, perdendo elétrons no lugar do ferro.