A EDUCAÇÃO PELA PEDRA
Uma educação pela pedra: por lições;
para aprender da pedra, frequentá-la;
captar sua voz inenfática, impessoal
(pela de dicção ela começa as aulas).
A lição de moral, sua resistência fria
ao que flui e a fluir, a ser maleada;
a de poética, sua carnadura concreta;
a de economia, seu adensar-se compacta:
lições da pedra (de fora para dentro,
cartilha muda), para quem soletrá-la.
Outra educação pela pedra: no Sertão
(de dentro para fora, e pré-didática).
No Sertão a pedra não sabe lecionar,
e se lecionasse, não ensinaria nada;
lá não se aprende a pedra: lá a pedra,
uma pedra de nascença, entranha a alma.
Considere as afirmações a seguir em relação ao poema “A educação pela pedra”, de João Cabral de Melo Neto.
I. A construção do poema dá-se por meio de um trabalho rigoroso da linguagem.
II. O autor vincula-se à estética romântica, que relaciona a poesia à expressividade e ao extravasamento das emoções e dos sentimentos.
III. A consistência e a resistência das palavras estão associadas à apreensão dos objetos e também da realidade social e humana.
Está correto o que se afirma em:
I e II, apenas.
I, II e III.
I e III, apenas.
I, apenas.
III, apenas.